Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/18932
Título: | A educação na formação dos futuros administradores : uma análise dos princípios da Educação Ambiental nas Universidades Públicas do Centro-Oeste |
Autor(es): | Vieira Neto, José Lourenço |
Orientador(es): | Conke, Leonardo Silveira |
Assunto: | Educação ambiental Gestão ambiental Sustentabilidade Projeto político-pedagógico Administração - ensino superior |
Data de apresentação: | 4-Dez-2017 |
Data de publicação: | 10-Jan-2018 |
Referência: | VIEIRA NETO, José Lourenço. A educação na formação dos futuros administradores: uma análise dos princípios da Educação Ambiental nas Universidades Públicas do Centro-Oeste. 2017. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo buscar entender como os currículos do curso de administração de empresas estão abordando os princípios e objetivos da Educação Ambiental. O foco do trabalho está inteiramente conectado com o tema emergente que é relação homem e Meio Ambiente. Há vários motivos que nos leva a refletir sobre essa relação constante com a natureza, pois atualmente temos uma responsabilidade enorme sobre o meio que nos cerca. Nesse sentido, atendendo-se essa necessidade no campo do ensino, acreditando que a educação pode ser um instrumento e meio para o futuro, busca-se neste trabalho a analise da matriz curricular, dos Projetos Políticos Pedagógicos – PPCs e das Ementas dos cursos de administração de empresas, das Universidades Públicas Federais e Estudais do Centro-oeste. Para que se entenda como esses Programas Pedagógicos compreendem a inserção da Educação Ambiental no curso de administração. Tentado compreender um pouco qual a concepção e a possibilidade do tanto discutido Desenvolvimento Sustentável. Com os documentos referidos nas mãos, buscou-se as possíveis conclusões para que se pudesse antever qual a condição das estruturas curriculares de ensino superior para o atendimento dos princípios e objetivos da Educação Ambiental na formação do Administrador ou Gestor. Quanto de carga horaria é destinado a certo tipo de disciplinas e onde se encontra a distribuição de horas para a gestão ambiental? Qual o peso desse tema no total de disciplinas? Quando existe a Educação Ambiental como ela é apresentada ou integrada à grade curricular? . Serão objetivos que este trabalho procurou atender tendo como relevante a Educação Ambiental para as atividades empresariais. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons