Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/1892
Título: | Educação ambiental nas escolas |
Autor(es): | Cardoso, Kênia Mesquita Mendes |
Orientador(es): | Silva, Gil Amaro da |
Assunto: | Educação ambiental Escolas |
Data de apresentação: | 11-Jun-2011 |
Data de publicação: | 29-Ago-2011 |
Referência: | CARDOSO, Kênia Mesquita Mendes. Educação ambiental nas escolas. 2011. 25 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011. |
Resumo: | Diante das transformações que a sociedade vem sofrendo nas últimas décadas, percebe-se que a questão ambiental tornou-se parte essencial do cotidiano da população, visto que atualmente existe um constante desafio em promover meios para manter a qualidade de vida em concomitância com a preservação do meio ambiente. Neste sentido, a Educação Ambiental (EA) exerce um papel importante enquanto um meio que possibilite a formação de cidadãos críticos e atuantes diante da sociedade, desenvolvendo formas conscientes de consumo com o intuito de preservar o meio ambiente. Sendo assim verificou-se de que maneira algumas escolas de Taguatinga, no Distrito Federal, cumprem as exigências prevista em algumas Leis relacionadas à EA necessárias para uma educação adequada. Para tanto aplicou-se um questionário aos alunos e professores de Biologia de três escolas do DF, sendo uma de Ensino Fundamental (pública), uma de Ensino Médio (pública) e uma escola do Ensino Médio (particular). Através deste trabalho observou-se que tanto a escola pública quanto a escola particular possuem uma visão parecida quanto à temática EA. Além disso, percebe-se a falta de conscientização em relação à Educação Ambiental que não está sendo cumprida de acordo com o que exige as Leis relacionadas ao tema, tornando difícil problematizar qualquer trabalho relacionado à temática em estudo e a proposição de meios que visão a preservação do meio ambiente. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Licenciatura em Biologia, 2011. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.06.TCC.1892 |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons