Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1892
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_KeniaMesquitaMendesCardoso.pdf161,56 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Gil Amaro da-
dc.contributor.authorCardoso, Kênia Mesquita Mendes-
dc.identifier.citationCARDOSO, Kênia Mesquita Mendes. Educação ambiental nas escolas. 2011. 25 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Licenciatura em Biologia, 2011.en
dc.description.abstractDiante das transformações que a sociedade vem sofrendo nas últimas décadas, percebe-se que a questão ambiental tornou-se parte essencial do cotidiano da população, visto que atualmente existe um constante desafio em promover meios para manter a qualidade de vida em concomitância com a preservação do meio ambiente. Neste sentido, a Educação Ambiental (EA) exerce um papel importante enquanto um meio que possibilite a formação de cidadãos críticos e atuantes diante da sociedade, desenvolvendo formas conscientes de consumo com o intuito de preservar o meio ambiente. Sendo assim verificou-se de que maneira algumas escolas de Taguatinga, no Distrito Federal, cumprem as exigências prevista em algumas Leis relacionadas à EA necessárias para uma educação adequada. Para tanto aplicou-se um questionário aos alunos e professores de Biologia de três escolas do DF, sendo uma de Ensino Fundamental (pública), uma de Ensino Médio (pública) e uma escola do Ensino Médio (particular). Através deste trabalho observou-se que tanto a escola pública quanto a escola particular possuem uma visão parecida quanto à temática EA. Além disso, percebe-se a falta de conscientização em relação à Educação Ambiental que não está sendo cumprida de acordo com o que exige as Leis relacionadas ao tema, tornando difícil problematizar qualquer trabalho relacionado à temática em estudo e a proposição de meios que visão a preservação do meio ambiente.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação ambientalen
dc.subject.keywordEscolasen
dc.titleEducação ambiental nas escolasen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2011-08-29T16:16:40Z-
dc.date.available2011-08-29T16:16:40Z-
dc.date.issued2011-08-29T16:16:40Z-
dc.date.submitted2011-06-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/1892-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.06.TCC.1892-
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons