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Título: Diagnóstico da cultura organizacional em empresas juniores no Brasil
Autor(es): Costa, Ludmila da Rocha
Orientador(es): Rêgo, Mariana Carolina Barbosa
Assunto: Cultura organizacional
Empresa Júnior
Comportamento organizacional
Data de apresentação: 27-Nov-2017
Data de publicação: 10-Jan-2018
Referência: COSTA, Ludmila da Rocha. Diagnóstico da cultura organizacional em empresas juniores no Brasil. 2017. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho visou diagnosticar a cultura organizacional de empresas juniores brasileiras, na percepção dos estudantes que trabalham nessas organizações. A cultura organizacional tem papel fundamental no comportamento e comprometimento dos membros, pois os valores, práticas e símbolos podem ser um meio de manutenção ou transformação da cultura de uma empresa. As empresas juniores possuem suas culturas particulares devido ao seu propósito principal de capacitação e desenvolvimento dos membros. A pesquisa pode ser descrita como empírica, quantitativa, de corte transversal, descritiva e dados primários. O instrumento de pesquisa utilizado neste trabalho foi desenvolvido por Oliveira (2011) e foi aplicado de forma presencial e online, formado por 55 itens em uma escala do tipo Likert de 10 pontos (1=discordo totalmente a 10=concordo totalmente). A amostra foi composta de 297 respondentes de 135 empresas juniores de todas as regiões geográficas do Brasil, vinculados a 58 cursos superiores diferentes. Foi utilizada a análise fatorial exploratória com critérios: carga mínima acima de 0,40, eigenvalue, scree plot e variância explicada. A melhor solução apresentada foi a trifatorial, com KMO de 0,88 e explicando 36,77% da variância total de cargas fatoriais entre 0,407 e 0,748. Foram excluídos 11 itens na análise fatorial, chegando ao final da análise com 44 itens. O primeiro fator, “automonitoramento e relação dos indivíduos no grupo social e na organização”, somou 17 itens e alfa de 0,886; o segundo fator “crenças e comportamentos compartilhados”, possui 12 itens e alfa igual a 0,832 e; o terceiro fator corresponde às “relações de poder”, contém 15 itens e apresentou alfa de 0,882. A percepção dos membros apresentou homogeneidade, concluindo que independentemente da região ou curso que pertencem as respostas são semelhantes, as médias foram altas, com baixos índices de variação, indicando que os fatores realmente representam a cultura dessas empresas. Desta forma, a cultura local não exerce grande influência na cultura organizacional das empresas juniores, organizações que possuem uma cultura própria com características singulares vinculadas ao seu propósito. Assim com os resultados, foi possível diagnosticar a cultura organizacional das empresas juniores de diferentes regiões geográficas e validar a escala devido aos altos índices de consistência interna, possibilitando a utilização em estudos futuros.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
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