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dc.contributor.advisorRêgo, Mariana Carolina Barbosa-
dc.contributor.authorCosta, Ludmila da Rocha-
dc.identifier.citationCOSTA, Ludmila da Rocha. Diagnóstico da cultura organizacional em empresas juniores no Brasil. 2017. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho visou diagnosticar a cultura organizacional de empresas juniores brasileiras, na percepção dos estudantes que trabalham nessas organizações. A cultura organizacional tem papel fundamental no comportamento e comprometimento dos membros, pois os valores, práticas e símbolos podem ser um meio de manutenção ou transformação da cultura de uma empresa. As empresas juniores possuem suas culturas particulares devido ao seu propósito principal de capacitação e desenvolvimento dos membros. A pesquisa pode ser descrita como empírica, quantitativa, de corte transversal, descritiva e dados primários. O instrumento de pesquisa utilizado neste trabalho foi desenvolvido por Oliveira (2011) e foi aplicado de forma presencial e online, formado por 55 itens em uma escala do tipo Likert de 10 pontos (1=discordo totalmente a 10=concordo totalmente). A amostra foi composta de 297 respondentes de 135 empresas juniores de todas as regiões geográficas do Brasil, vinculados a 58 cursos superiores diferentes. Foi utilizada a análise fatorial exploratória com critérios: carga mínima acima de 0,40, eigenvalue, scree plot e variância explicada. A melhor solução apresentada foi a trifatorial, com KMO de 0,88 e explicando 36,77% da variância total de cargas fatoriais entre 0,407 e 0,748. Foram excluídos 11 itens na análise fatorial, chegando ao final da análise com 44 itens. O primeiro fator, “automonitoramento e relação dos indivíduos no grupo social e na organização”, somou 17 itens e alfa de 0,886; o segundo fator “crenças e comportamentos compartilhados”, possui 12 itens e alfa igual a 0,832 e; o terceiro fator corresponde às “relações de poder”, contém 15 itens e apresentou alfa de 0,882. A percepção dos membros apresentou homogeneidade, concluindo que independentemente da região ou curso que pertencem as respostas são semelhantes, as médias foram altas, com baixos índices de variação, indicando que os fatores realmente representam a cultura dessas empresas. Desta forma, a cultura local não exerce grande influência na cultura organizacional das empresas juniores, organizações que possuem uma cultura própria com características singulares vinculadas ao seu propósito. Assim com os resultados, foi possível diagnosticar a cultura organizacional das empresas juniores de diferentes regiões geográficas e validar a escala devido aos altos índices de consistência interna, possibilitando a utilização em estudos futuros.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCultura organizacionalpt_BR
dc.subject.keywordEmpresa Júniorpt_BR
dc.subject.keywordComportamento organizacionalpt_BR
dc.titleDiagnóstico da cultura organizacional em empresas juniores no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-01-10T17:28:08Z-
dc.date.available2018-01-10T17:28:08Z-
dc.date.submitted2017-11-27-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18927-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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