Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18924
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AnaCarolinaRamosSoares.pdf961,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Seleção, envolvimento e recompensas : práticas de gestão de pessoas que predizem comportamentos de cidadania organizacional
Autor(es): Soares, Ana Carolina Ramos
Orientador(es): Fiuza, Gisela Demo
Assunto: Cidadania organizacional
Pessoal - recrutamento
Pessoal - seleção e admissão
Gestão de pessoas
Data de apresentação: 10-Nov-2017
Data de publicação: 9-Jan-2018
Referência: SOARES, Ana Carolina Ramos. Seleção, envolvimento e recompensas: práticas de gestão de pessoas que predizem comportamentos de cidadania organizacional. 2017. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Tendo em vista o atual cenário competitivo no meio empresarial e econômico, cada vez mais as organizações estão dando espaço para comportamentos não prescritos no sistema formal, como os comportamentos de cidadania organizacional (CCO). Observando que tais comportamentos podem beneficiar a organização na cooperação com os colegas, sugestões criativas e divulgação da imagem, este estudo tem por objetivo analisar se as políticas e práticas de gestão de pessoas (PPGP) podem predizê-los. O estudo foi realizado em duas organizações, uma do setor público e outra do setor privado, resultando, após o tratamento dos dados, em uma amostra de 137 sujeitos. No que tange à metodologia, foram utilizadas análises estatísticas descritivas e de regressão múltipla linear, que permitiram concluir que as dimensões envolvimento, recrutamento e seleção, e remuneração e recompensas são preditoras de comportamentos de cidadania organizacional. Para fins gerenciais e acadêmicos, esta pesquisa ofereceu insumo para o fomento de comportamentos de cidadania organizacional dentro das organizações, bem como contribuiu para suprir uma lacuna na literatura em relação aos temas, que não haviam sido estudados em conjunto anteriormente, avançando nas pesquisas que relacionam Gestão de Pessoas às variáveis do Comportamento Organizacional.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons