Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18922
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JullianadeMouraSilva.pdf1,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estilo de vida alimentar e intenção de compra de consumidores de alimentos orgânicos
Autor(es): Silva, Julliana de Moura
Orientador(es): Watanabe, Eluiza Alberto de Morais
Assunto: Alimentos orgânicos
Estilo de vida
Alimentação
Comportamento do consumidor
Data de apresentação: 4-Dez-2017
Data de publicação: 9-Jan-2018
Referência: SILVA, Julliana de Moura. Estilo de vida alimentar e intenção de compra de consumidores de alimentos orgânicos. 2017. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A pesquisa teve como objetivo geral analisar e relacionar o estilo de vida alimentar e a intenção de compra de consumidores de alimentos orgânicos. Foi realizada uma revisão teórica com o propósito de explorar e analisar os conceitos relacionados ao estudo, que são: estilo de vida e intenção de compra. Além disso, foi realizado um levantamento de estudos que tratavam dos dois temas de forma conjunta. Trata-se de uma pesquisa de campo de caráter descritivo e explicativo, com corte transversal e natureza quantitativa. Os dados da pesquisa foram coletados pela plataforma online do Google, o Google Forms, e totalizou 246 respostas válidas. O questionário utilizado foi composto por 52 itens da escala Food-Related Lifestyle (Brunsø, Grunert,1993) e 4 itens sobre intenção de compra. As análises foram realizadas por meio da Análise Fatorial Exploratória e Regressão Múltipla. Os resultados encontrados desta pesquisa foi que 40,5% da intenção de compra de um alimento orgânico é explicado pelos fatores “Informação em rótulos”, “Frescor de alimentos” e “Planejamento de consumo” explicam essa intenção de compra. Além disso, foi observado que os fatores “Interesse em cozinhar”, “Inovação culinária”, “Social e alimentação”, “Critérios de preço”, “Propaganda e atitudes”, “Lojas especializadas” e “Familiaridade” não explicam a intenção de compra desses alimentos, ou seja, a variabilidade desses fatores não altera a propensão em consumir um alimento orgânico. A presente pesquisa contribui em especificar o estudo do estilo de vida, focando no aspecto alimentar, e o ligando à intenção de compra de alimentos orgânicos, propondo um maior conhecimento do consumidor desses alimentos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons