Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18918
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_IsabelaNepomucenoValadares.pdf2,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão de resíduos sólidos com a inclusão dos catadores : estudo de caso no município de Arinos-MG
Autor(es): Valadares, Isabela Nepomuceno
Orientador(es): Streit, Jorge Alfredo Cerqueira
Assunto: Política Nacional de Resíduos Sólidos
Gestão de resíduos sólidos
Gestão ambiental
Inclusão social
Catadores de materiais recicláveis
Data de apresentação: 6-Dez-2017
Data de publicação: 9-Jan-2018
Referência: VALADARES, Isabela Nepomuceno. Gestão de resíduos sólidos com a inclusão dos catadores: estudo de caso no município de Arinos-MG. 2017. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A gestão de resíduos sólidos consiste em práticas adotadas para o gerenciamento da produção, coleta, armazenamento e destinação dos resíduos sólidos gerados em um determinado ambiente, visando-se estabelecer práticas que levam a investigar a capacidade de reaproveitamento destes, diminuindo-se o impacto que causam no meio ambiente. Desta forma, esta pesquisa aborda sobre a gestão de resíduos sólidos no munícipio de Arinos – MG com foco na inclusão dos catadores de materiais recicláveis. Para a realização do trabalho foi realizado uma entrevista com representante da Prefeitura Municipal para identificar a atual situação do município em relação à geração de resíduos sólidos, além de uma visita à Usina, onde foram realizadas entrevistas com os catadores de materiais recicláveis para identificar como tais resíduos são separados, depositados, armazenados até a disposição final. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas com os gestores e catadores atuantes na Usina de Reciclagem e Compostagem - UTC do município de Arinos - MG e aos órgãos responsáveis pela gestão dos resíduos municipais para análise dos dados, com o acompanhamento de registro fotográfico, foram observados os procedimentos de gestão de resíduos sólidos do município com foco na inclusão social e econômica dos catadores. Portanto, trata-se de uma pesquisa social, qualitativa, exploratória e descritiva, cujo procedimento técnico foi o estudo de caso com os instrumentos de coleta de dados. Os resultados da pesquisa apontam que apesar de não existir coleta seletiva implementada no município, a UTC se adequa de forma satisfatória quanto as responsabilidades descritas na Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS. A inclusão dos catadores se dá através do Contrato de Prestação de Serviço, proporcionando trabalho e renda para seus funcionários. Apesar disso, os funcionários da UTC ainda são considerados catadores, uma vez que não possuem carteira assinada. Acredita-se que este trabalho auxilie outros municípios de pequeno e médio porte a implementar o gerenciamento adequado dos resíduos sólidos, conforme prevê a PNRS.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons