Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18909
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_GabrielaNobreDias.pdf1,29 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O mágico mundo da Disney : construindo relacionamentos com clientes a partir da personalidade de marca
Autor(es): Dias, Gabriela Nobre
Orientador(es): Fiuza, Gisela Demo
Assunto: Marketing de relacionamento
Clientes - relacionamento
Marca de produtos - personalidade
Marca
Data de apresentação: 6-Nov-2017
Data de publicação: 9-Jan-2018
Referência: DIAS, Gabriela Nobre. O mágico mundo da Disney: construindo relacionamentos com clientes a partir da personalidade de marca. 2017. 97 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Diante de um cenário predominantemente competitivo, as empresas necessitam de estratégias que tragam vantagem competitiva sobre seus concorrentes. Torna-se obsoleta a tradicional premissa de que o mais importante é a conquista de novos clientes, devido ao reconhecimento de que conquistar é muito mais custoso e menos rentável do que manter os atuais clientes. Por esta razão, a orientação é substituída, e o principal objetivo das empresas passa a ser a construção de um relacionamento com seus clientes. O uso do CRM (Customer Relationship Management) na gestão possibilita a criação e manutenção de um relacionamento duradouro e rentável da marca com o cliente, além de se tornar um diferencial diante dos concorrentes. A escolha de um consumidor por uma marca, e consequentemente o início de um possível relacionamento, muitas vezes é afetada pela personalidade de marca, que consiste em características humanas atribuídas a ela. Diante do que foi exposto, e sendo a Disney um ícone de fidelização de clientes, o objetivo geral deste estudo foi avaliar a relação entre a personalidade de marca atribuída à Disney pelos consumidores e como isso afeta na sua percepção de relacionamento com ela. O estudo é de natureza quantitativa, e fez o uso da aplicação de questionários, totalizando uma amostra final de 283 pessoas que já visitaram os parques da Disney. A análise dos resultados foi feita por meio de regressão múltipla linear, e foi por intermédio dela que concluiu-se que as dimensões de personalidade credibilidade, sensibilidade e audácia foram as melhores preditoras da percepção de relacionamento dos clientes. Como contribuição acadêmica, o estudo procurou complementar uma lacuna existente na literatura voltada para a investigação da relação entre essas duas variáveis. Por fim, como contribuição gerencial, os resultados podem ser utilizados pelos gestores como ferramenta de diagnóstico do relacionamento dos consumidores com a marca, de maneira a poder direcionar corretamente suas estratégias de posicionamento de marca.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons