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dc.contributor.advisorFiuza, Gisela Demo-
dc.contributor.authorDias, Gabriela Nobre-
dc.identifier.citationDIAS, Gabriela Nobre. O mágico mundo da Disney: construindo relacionamentos com clientes a partir da personalidade de marca. 2017. 97 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.pt_BR
dc.description.abstractDiante de um cenário predominantemente competitivo, as empresas necessitam de estratégias que tragam vantagem competitiva sobre seus concorrentes. Torna-se obsoleta a tradicional premissa de que o mais importante é a conquista de novos clientes, devido ao reconhecimento de que conquistar é muito mais custoso e menos rentável do que manter os atuais clientes. Por esta razão, a orientação é substituída, e o principal objetivo das empresas passa a ser a construção de um relacionamento com seus clientes. O uso do CRM (Customer Relationship Management) na gestão possibilita a criação e manutenção de um relacionamento duradouro e rentável da marca com o cliente, além de se tornar um diferencial diante dos concorrentes. A escolha de um consumidor por uma marca, e consequentemente o início de um possível relacionamento, muitas vezes é afetada pela personalidade de marca, que consiste em características humanas atribuídas a ela. Diante do que foi exposto, e sendo a Disney um ícone de fidelização de clientes, o objetivo geral deste estudo foi avaliar a relação entre a personalidade de marca atribuída à Disney pelos consumidores e como isso afeta na sua percepção de relacionamento com ela. O estudo é de natureza quantitativa, e fez o uso da aplicação de questionários, totalizando uma amostra final de 283 pessoas que já visitaram os parques da Disney. A análise dos resultados foi feita por meio de regressão múltipla linear, e foi por intermédio dela que concluiu-se que as dimensões de personalidade credibilidade, sensibilidade e audácia foram as melhores preditoras da percepção de relacionamento dos clientes. Como contribuição acadêmica, o estudo procurou complementar uma lacuna existente na literatura voltada para a investigação da relação entre essas duas variáveis. Por fim, como contribuição gerencial, os resultados podem ser utilizados pelos gestores como ferramenta de diagnóstico do relacionamento dos consumidores com a marca, de maneira a poder direcionar corretamente suas estratégias de posicionamento de marca.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subject.keywordClientes - relacionamentopt_BR
dc.subject.keywordMarca de produtos - personalidadept_BR
dc.subject.keywordMarcapt_BR
dc.titleO mágico mundo da Disney : construindo relacionamentos com clientes a partir da personalidade de marcapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-01-09T12:22:38Z-
dc.date.available2018-01-09T12:22:38Z-
dc.date.submitted2017-11-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18909-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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