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Título: Da satisfação do consumidor à produção : um estudo de caso no Restaurante Universitário da Universidade de Brasília do Campus Darcy Ribeiro
Autor(es): Feliciano, Eduardo Suzuki
Orientador(es): Lesses, Olinda Maria Gomes
Assunto: Logística
Satisfação do consumidor
Restaurante Universitário - Universidade de Brasília (UnB)
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 8-Dez-2017
Data de publicação: 9-Jan-2018
Referência: FELICIANO, Eduardo Suzuki. Da satisfação do consumidor à produção: um estudo de caso no Restaurante Universitário da Universidade de Brasília do Campus Darcy Ribeiro. 2017. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A alimentação, uma parte tão importante no dia-a-dia de cada universitário, servidor e até professor deve ser de qualidade, pois o mesmo afeta diretamente no desempenho de cada um. Saber como funciona a produção em uma empresa pública, muito importante ainda mais no contexto universitário, como o Restaurante Universitário – RU recai no interesse comum. Como é a produção das refeições? De onde vem os insumos? O que é feito com as sobras? São indagações pertinentes para saber tendo em vista a manutenção da qualidade do que é servido. Além disso, a satisfação de quem consome diz muito acerca do que está sendo repassado para os consumidores. Estão eles satisfeitos com o serviço prestado? Este trabalho visa responder essas indagações, por meio de entrevistas com um dos responsáveis pela administração do Restaurante Universitário e ainda pela aplicação do questionário Net Promoter Score – NPS, que visa mensurar a satisfação dos consumidores. A produção das refeições se mostrou atenta à qualidade mesmo tendo em vista a grande quantidade que é produzida. Ferramentas como Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle – APPCC, retiradas de amostras constantes para análise, além de outras ferramentas e instrumento para garantir a saúde e a segurança dos envolvidos na produção, estão ativamente presentes no dia-a-dia da produção das refeições. No entanto, o valor de Net Promoter® Score, que mede a satisfação do consumidor se mostrou controverso, tendo em vista as preocupações com que a empresa prestadora do serviço tem em relação à qualidade do que é entregue. O Valo foi de -18,7 aproximadamente, o que coloca o Restaurante Universitário na Zona Crítica, onde há um número maior de consumidores detratores (consumidores que tiveram suas vidas pioradas após o consumo e criticam a empresa para amigos e colegas). Embora existam mais consumidores detratores, para os promotores existentes (consumidores que tiveram uma melhora em suas vidas após o consumo e geralmente consomem rotineiramente, recomendando a empresa para colegas e amigos), o preço foi o fator mais importante para determinar o nível de sua satisfação. Do outro lado, por parte dos detratores, os fatores mais importantes para a sua satisfação foram a qualidade das refeições e o ambiente do RU.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
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