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Título: Marketing digital no setor hoteleiro : um estudo de caso em uma organização de Brasília - DF
Autor(es): Carvalho, Anderson Martins
Orientador(es): Feitosa, Evelyn Seligmann
Assunto: Marketing na Internet
Mídia social
Hotelaria
Data de apresentação: 7-Dez-2017
Data de publicação: 8-Jan-2018
Referência: CARVALHO, Anderson Martins. Marketing digital no setor hoteleiro: um estudo de caso em uma organização de Brasília - DF. 2017. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente estudo busca analisar que ações de Marketing estão sendo desenvolvidas, a partir da ótica do Marketing digital, bem como suas aplicações a empresas do ramo de hotelaria no DF, utilizando, para tal o Hotel Metropolitan Flat, como amostra, e verificando como a inserção das tecnologias digitais modificou e ampliou sua capacidade de comercialização de seus serviços. Foram abordados inicialmente os conceitos sobre Marketing, Marketing digital e suas ferramentas. Posteriormente foi feito um estudo de caso através de uma pesquisa qualitativa aplicada a dois membros gerentes da organização com objetivo de compreender o entendimento de ambos os entrevistados com relação ao tema abordado, bem como analisar a presença digital na sua empresa, além dos motivos que justificam a utilização de tais ferramentas. Foi possível notar similaridade na conduta e bom domínio da área pesquisada, pois aplicam constantemente em seu negocio. Conclui que o hotel estudado necessita investir em ações de Marketing digital, que estimulem a venda online direta, evitando assim a intermediação de agencias comissionadas, porém mantendo sempre um bom relacionamento com seus parceiros, a fim de se fazer presente no maior número de canais online de distribuição. Por fim é recomendado aplicar os conceitos abordados, para aumentar o volume de reservas visando uma maior rentabilidade bem como melhorar cada vez mais a experiência dos viajantes.
Abstract: The present study seeks to analyze which Marketing actions are being developed, from the perspective of the digital Marketing, as well as its applications to companies of the hotel industry in the Federal District, using, for such, the Metropolitan Flat Hotel, as a sample, and verifying how the insertion of digital technologies modified and expanded its marketing capacity of its services. It was initially approached the concepts about Marketing, Digital Marketing and its tools. Subsequently a case study was carried out through a qualitative research applied to two managing members of the organization in order to understand the understanding of both interviewees regarding the subject addressed, as well as to analyze the digital presence in their company, besides the reasons that justify the use of such tools. It was possible to notice similarity in the conduct and good mastery of the researched area, since they apply constantly in their business. It concludes that the hotel studied needs to invest in digital marketing actions that stimulate direct online sales, thus avoiding the intermediation of commissioned agencies, but always maintaining a good relationship with its partners, in order to be present in the largest number of online channels of distribution. Finally, it is recommended to apply the concepts discussed, to increase the volume of reserves for greater profitability as well as to improve the experience of travelers more and more.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
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