Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1885
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AndreTorresdosSantos.pdf503 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A modulação de efeitos no controle de constitucionalidade como limitação ao poder de tributar
Autor(es): Santos, André Torres dos
Orientador(es): Carvalho Neto, Tarcísio Vieira de
Assunto: Estado de direito
Controle da constitucionalidade
Direito tributário
Direitos civis
Data de apresentação: Jul-2011
Data de publicação: 26-Ago-2011
Referência: SANTOS, André Torres dos. A modulação de efeitos no controle de constitucionalidade como limitação ao poder de tributar. 2011. 71 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A proposta ora apresentada reside na tentativa de estabelecer elementos capazes de nortear possíveis propostas de sistematização do instituto da modulação de efeitos no controle de constitucionalidade, o que implica na análise da extensão das possibilidades de flexibilização do princípio da nulidade da lei declarada inconstitucional e da conseqüente atribuição de efeitos ex tunc à decisão tomada em sede de jurisdição constitucional. Buscar-se-á, tomando-se como ponto de partida os princípios e pressupostos informadores do Estado de Direito e restringindo-se o campo de análise ao Direito Tributário, ponderar a viabilidade – e até mesmo a necessidade – de utilização dessa técnica como forma de maximizar a eficácia de direitos fundamentais previstos no próprio texto constitucional, vinculando-a às justificativas históricas da própria existência legítima do Estado, tal como hoje considerado.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Curso de Graduação em Direito, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.1885
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons