Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18846
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_GilsivandaSilvaBarbalho.pdf409,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Decadência e prescrição no direito tributário
Autor(es): Barbalho, Gilsivan da Silva
Orientador(es): Borges, Antônio de Moura
Assunto: Crédito tributário
Direito tributário
Prescrição (Direito)
Data de apresentação: 9-Dez-2017
Data de publicação: 5-Jan-2018
Referência: BARBALHO, Gilsivan da Silva. Decadência e prescrição no direito tributário. 2017. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente estudo aborda o tema prescrição e decadência em direito tributário, fazendo uma abordagem partindo do direito como um todo, principalmente do direito civil que tratou o tema a mais tempo e muito contribuiu com o direito tributário no desenvolvimento destes institutos. Também foi tratado o tema sonegação fiscal e elisão fiscal que interferem no início da contagem dos prazos decadenciais e também prescricionais. Para se ter estabilidade nas relações sociais é que se desenvolveu tais institutos e dessa forma foram levados em consideração a interferência dos tipos de lançamentos tributários, do conceito de lançamento definitivo para se iniciar a contagem dos prazos prescricionais. Quanto às prescrições foram observados os elementos que determinam a suspensão e a interrupção de seus prazos e a forma como se reinicia a sua contagem, uma vez ausentes os elementos que determinaram a paralisação dos mesmos. O direito do contribuinte quanto à restituição de valores pagos indevidamente foi analisado com sua especificidade. Foi abordada a necessidade de lei complementar para tratar de normas gerais sobre o tema e também a Lei Complementar n° 118/2005 que deu nova interpretação aos institutos em análise e a interpretação dada pelo STJ que demarcou em dois períodos distintos em seus julgados que considerou que antes da vigência da referida lei se tem uma decisão e depois da vigência da mesma se tenha outro resultado. Por fim, concluir-se a presente pesquisa sintetizando tudo que foi explanado procurando se chegar à solução das principais controvérsias da doutrina e da jurisprudência que tentam solucionar o vazio de disposições presentes no Código Tributário Nacional bem como as soluções apresentadas pelos estudiosos do assunto.
Resumén: El presente estudio aborda la cuestión de prescripción y decadencia en el derecho tributario, haciendo un enfoque basado en la ley como un todo, especialmente del derecho civil que tratan el tema a más tiempo y mucho contribuyó con el derecho tributario en el desarrollo de estos institutos. También se abordó el problema de la evasión fiscal y la elusión de impuestos que interfieren en el inicio del cómputo de plazos decadenciales y precricionales. Para que haya estabilidad en las relaciones sociales es que desarrollaron tales institutos y, por lo tanto, se tomaron en consideración la interferencia de los tipos de lanzamiento. Del concepto de lanzamiento definitivo para iniciar el recuento de las limitaciones de tiempo. Según las necesidades se cubrieron los elementos que determinan la suspensión y la interrupción de los plazos previstos y cómo reiniciar su recuento, una vez desaparecidos los elementos que llevaron a la parálisis de los mismos. El derecho del contribuyente para la devolución de los importes indebidamente pagados se analizó con su especificidad. Se discutió la necesidad de la Ley Complementaria para tratar de la normas generales sobre este tema y también la Ley Complementaria n° 118/2005, que le dio una nueva interpretación a los institutos en el análisis y la interpretación dada por el STJ que demarcado en dos períodos distintos en su juzgado que considera que antes de la edición de la citada ley se tiene una decisión y después de la edición de la misma si tiene otro resultado. Por último, para concluir el presente estudio que resume todo lo que fue explicado tratando de llegar a la solución de las principales controversias de la doctrina y de la jurisprudencia que intenta solucionar el vacío de las disposiciones presentes en el Código Tributário Nacional, así como las soluciones presentadas por los estudiosos del tema.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2017.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons