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dc.contributor.advisorFrazão, Ana de Oliveira-
dc.contributor.authorCoelho, Ana Carolina de Assis Brasil Ribeiro-
dc.identifier.citationCOELHO, Ana Carolina de Assis Brasil Ribeiro. O controle de estruturas em data-driven markets: análise dos riscos de atos de concentração no mercado de dados para a privacidade do usuário. 2017. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2017.pt_BR
dc.description.abstractModelos de negócio baseados na coleta e o uso de dados pessoais do usuário vêm permitindo que as empresas ofereçam produtos cada vez mais customizados e inovadores, em sua maior parte de forma gratuita, oferecendo uma verdadeira vantagem aos consumidores. Essas inovações, entretanto, reforçadas por efeitos de rede e economias de escala associadas à tecnologia da informação, acabam por fornecer às empresas que possuem essa tecnologia uma vantagem competitiva significativa, propiciando um cenário de poder de mercado e concentração econômica. Além disso, trata-se de um mercado que relaciona diretamente a inovação e a eficiência ao risco à privacidade do usuário, sendo necessário analisar não apenas aspectos econômicos, mas também qualitativos, com o objetivo de entender os impactos dessas atividades para o consumidor. Dessa forma, o controle de estruturas, que objetiva analisar os atos de concentração por meio de conceitos fixos de faturamento e poder econômico, acaba por ser impactado pelo uso do big data, de forma a repensar seus critérios e até mesmo suas finalidades, de forma a garantir que tanto o mercado quanto os consumidores tenham a melhor fruição dos benefícios dos avanços tecnológicos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordConcorrênciapt_BR
dc.subject.keywordDireito à privacidadept_BR
dc.subject.keywordBig Datapt_BR
dc.titleO controle de estruturas em data-driven markets : análise dos riscos de atos de concentração no mercado de dados para a privacidade do usuáriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-12-22T16:32:43Z-
dc.date.available2017-12-22T16:32:43Z-
dc.date.submitted2017-11-27-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18820-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Business models based on the gathering and use of personal data have allowed companies to offer increasingly customized and innovative products, mostly free of charge, offering a real advantage to consumers. These innovations, however, reinforced by network effects and economies of scale, associated with information technology, end up giving companies that have this technology a significant competitive advantage, providing a scenario of market power and economic concentration. In addition, the data-driven market directly relates innovation and efficiency with the risk to the user’s privacy, which makes necessary to analyze not only economic but also qualitative aspects, in order to understand the impacts of these activities on the consumer. Thus, the merger control, which aims to analyze the concentration acts through fixed concepts as turnover and economic power, ends up being impacted by the use of big data. Therefore, it is necessary to rethink its criteria and even its purposes, in a way to ensure that both the market and consumers enjoy the best benefits of technological advances.pt_BR
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