Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/18807
Título: | Debates e narrativas históricas de estudantes do Ensino Médio : aprendizagens da história indígena em uma perspectiva decolonial |
Autor(es): | Bezerra, Emmanuel Medeiros |
Orientador(es): | Oliveira, Susane Rodrigues de |
Assunto: | Índios - história Ensino médio História - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 5-Dez-2017 |
Data de publicação: | 22-Dez-2017 |
Referência: | BEZERRA, Emmanuel Medeiros. Debates e narrativas históricas de estudantes do Ensino Médio: aprendizagens da história indígena em uma perspectiva decolonial. 2017. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Esse artigo apresenta como tema de estudo as concepções históricas sobre povos indígenas presentes em debates e narrativas de um grupo de estudantes de nível médio de uma escola público do Distrito Federal, em uma oficina de ensino de história embasada por uma perspectiva decolonial. Trata-se de uma análise com o objetivo de avaliar os efeitos e possibilidades de aprendizagens a partir da leitura e interpretação de materiais didáticos de história de autoria indígena. |
Abstract: | This article presents as a topic of study the historical conceptions about indigenous peoples present in debates and narratives of a group of high school students of a public school of the Federal District, in a history teaching workshop based on a colonial perspective. It is an analysis with the objective of evaluating the effects and possibilities of learning from the reading and interpretation of didactic materials of indigenous authorship history. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2017. |
Aparece na Coleção: | História
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons