Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pilati, Eloisa Nascimento Silva | - |
dc.contributor.author | Silva, Emanuelle Christine Santos da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Emanuelle Christine Santos da. Concordância verbal: metodologia de aprendizagem ativa. 2017. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho desenvolve uma análise sobre a concordância verbal nas seguintes perspectivas: i) gramática tradicional – sob a concepção de Evanildo Bechara (2009) e Rocha Lima (2011); ii) material didático – apostila elaborada pelo Sistema Uno Internacional de Educação; e iii) pela linguística – sob a visão de autoras como Lúcia Lobato (2015), Eloisa Pilati (2017), entre outras. São apontadas questões, baseando-se nos pressupostos teóricos linguistas, dentro da metodologia tradicional voltada para o ensino gramatical da língua materna que prejudicam o ensino-aprendizagem dos alunos e como pesquisas linguísticas voltadas para essa área podem contribuir para a amenização e até solução desses problemas. Por fim será proposta uma atividade de concordância verbal sob os preceitos da metodologia da aprendizagem ativa elaborada por Pilati (2017) que trabalha sob a concepção de que o ensino gramatical de língua portuguesa deve trazer a consciência do aluno sobre os fenômenos linguísticos através da reflexão sobre a língua. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua portuguesa - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Concordância verbal | pt_BR |
dc.title | Concordância verbal : metodologia de aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-12-21T15:50:02Z | - |
dc.date.available | 2017-12-21T15:50:02Z | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/18778 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work develops a review about verb agreement in the following perspectives: i) traditional grammar – by conception of Evanildo Bechara (2009) e Rocha Lima (2011); courseware elaborate by Sistema Uno Internacional de Educação; and iii) linguistics – by vision of authors as Lúcia Lobato (2015), Eloisa Pilati (2017), among others. Questions are pointed, based on linguists assumptions theorists, inside the traditional methodology directed to grammar teaching of mother tongue which harms the teaching and learning from the students and how linguists research directed to this area can contribute to sweetening and until the solution these problems. Lastly will be proposal an activity about the verb agreement based on active learning methodology elaborated for Pilati (2017) works under the conception that the grammar teaching of the Portuguesa language should bring the student´s awareness about the linguistics phenomena through of reflection about the language. | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18778 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|