Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18652
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_GabrielaArzabeLehmkuhl_VitorPazGuedes.pdf18,14 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Zone : um jogo de tabuleiro distópico
Autor(es): Lehmkuhl, Gabriela Arzabe
Guedes, Vitor Paz
Orientador(es): Silva, Tiago Barros Pontes e
Assunto: Jogos
Design de jogos
Design
Jogos de tabuleiro
Data de apresentação: 29-Jun-2017
Data de publicação: 13-Dez-2017
Referência: LEHMKUHL, Gabriela Arzabe; GUEDES, Vitor Paz. Zone: um jogo de tabuleiro distópico. 2017. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este relatório apresenta o processo de criação de um jogo de tabuleiro colaborativo, desenvolvido a fim de incentivar momentos de reuniões presenciais em uma época onde as pessoas tendem a se isolar no mundo virtual. O projeto nasceu do interesse de fomentar e ampliar a prática dos jogos de tabuleiros e pela intenção de abordar assuntos polêmicos contemporâneos como exploração do trabalho e diferenças sociais. O projeto foi composto por diversas etapas, partindo da análise de outras teses e pesquisas de empresas que trabalham com jogos educativos, da análise de métodos existentes para design de games, e dessa maneira expandir e observar as possibilidades existentes no processo de criação e desenvolvimento de um jogo. Em uma segunda fase, foi delimitada a problemática existente, levando em conta as questões pesquisadas e analisadas sobre jogos e socialização, jogos educativos e o papel dos jogos na sociedade. Entendendo esse contexto, foram delimitados os atributos esperados do projeto, de modo a cumprir o objetivo estabelecido. Com as anteriores questões melhor definidas, se deu uma criação de painéis de imagem e referência a fim de guiar o aspecto visual do projeto, e assim foi possível começar a desenvolver um produto, desde a criação de dinâmicas, regras e mecânicas até a geração de alternativas gráficas e ilustrações. Essas etapas geraram um produto final que mostrou ser aplicável, embora ainda tenha pontos a serem ajustados e balanceados, devido à amplitude e complexidade do projeto. Foi uma proposta de estudos e pesquisas que ainda pode ser muito aprofundada e estudada, já que contém aspectos interdisciplinares e amplos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2017.
Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Programação Visual



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons