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dc.contributor.advisorSousa, José Vieira de-
dc.contributor.authorSantos, Brunna Lepesqueur dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Brunna Lepesqueur dos. Autoavaliação institucional em universidades federais da região Centro-Oeste no contexto do SINAES. 2017. 69 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema central a avaliação institucional interna – autoavaliação, que juntamente com a avaliação externa cumpre um dos papéis mais importantes no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes, regulamentado pela Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004. No Brasil, a quantidade de instituições de educação superior (IES) espalhadas por todo o território nacional é grande, razão pela qual se faz necessário uma política avaliativa mais ampla que proporcione ao campo da educação superior uma maior clareza sobre sua realidade e, sobretudo, a respeito da qualidade da educação superior em âmbito nacional. Este estudo tem como objetivo analisar os relatórios de autoavaliação do ano de 2015 de duas universidades federais da Região Centro-Oeste. A finalidade mais ampla do estudo foi analisar os relatórios elaborados pela Comissão Própria de Avaliação – CPA de cada instituição selecionada, verificando em que medida esses documentos estão em consonância com o estabelecido pelas dimensões norteadoras do Sinaes. Neste contexto, ganharam relevância na reflexão proposta as formas pelas quais é dado o retorno dessa avaliação para a comunidade escolar. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, analisando os dados contidos nos relatórios, tendo como base teórica leituras e trabalhos publicados de autores conceituados e documentos oficiais na área de políticas públicas de avaliação da educação superior. As análises dos dados revelam a pouca exploração dos resultados das avaliações das universidades, o que fortalece o descaso da comunidade institucional para com os meios de se avaliar e as informações que estão contidas nas análises dos relatórios. Este mostra também a falta de clareza e transparência nos relatórios, quanto à disponibilização de algumas informações que são fundamentais para enxergarmos detalhes nas avaliações.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordSistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)pt_BR
dc.subject.keywordEnsino superior - auto-avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordUniversidades e faculdades públicaspt_BR
dc.subject.keywordAvaliação institucionalpt_BR
dc.titleAutoavaliação institucional em universidades federais da região Centro-Oeste no contexto do SINAESpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-13T19:23:27Z-
dc.date.available2017-12-13T19:23:27Z-
dc.date.submitted2017-07-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18646-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This thesis work has as its central theme the internal institutional evaluation, which, together with the external evaluation, play one of the most important roles within the National System for the Evaluation of Higher Education - Sinaes, regulated by Law n. 10,861 of April 14, 2004. Knowing the number of institutions of higher education spread throughout the national territory is great, so it is necessary a standard of evaluation that gives the institutional body a greater clarity about your reality, and also in the quality of higher education at the national level. The aim of this study is to analyze the reports from the year 2015 of two Federal Universities of the Brazilian mid-west: University A and University B, elaborated by the International Evaluation Commission-CPA of each selected institution, verifying if they are in agreement with the established by the guiding dimensions of Sinaes, as well as to investigate the ways of evaluating these Education Institutions and to probe how the return of this evaluation to the school community is given or even if it exists. In this case, the research adopts a qualitative approach, adopting and analyzing the data contained in the reports, based on theoretical readings and published works of renowned authors and official documents in the area of public policies for the evaluation of higher education. The analysis of the data reveals the poor exploitation of the results of the evaluations, which strengthens the institutional community's disregard for the means of evaluation and the information that is contained in the analysis of the reports. This also shows the lack of clarity and transparency in the same, as to the availability of some information that is fundamental to see details in the evaluations.pt_BR
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