Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18638
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_FabianaJovencioZomer.pdf2,6 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo exploratório da matriz de identidade de crianças da educação infantil
Autor(es): Zomer, Fabiana Jovencio
Orientador(es): Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade
Assunto: Educação de crianças
Matriz de identidade (Psicologia)
Narrativa (Retórica)
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 13-Dez-2017
Referência: ZOMER, Fabiana Jovencio. Estudo exploratório da matriz de identidade de crianças da educação infantil. 2017. xii, 86 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O objetivo desta pesquisa, de natureza qualitativa, foi reconhecer aspectos da emergência do eu na Matriz de identidade dos alunos a partir das narrativas, auto apresentação e percurso. Através das narrativas transparecem as ações que as crianças fazem, que se identificam como sujeito. A auto apresentação é como a criança se vê no mundo, e o percurso é uma orientação geográfica espacial de como o sujeito se vê no seu território. A pesquisa teve como problema norteador o seguinte questionamento: como crianças de 5 a 6 anos organizam o seu eu? É na Matriz de Identidade que se iniciam as interações e descobertas. A Matriz de Identidade foi usada como metodologia para o mapeamento do eu. Esse eu que se identifica de várias formas, eu sou, eu quero, eu faço, eu tenho medo, eu tenho vontades. As crianças obedecem a ordens até determinado momento, chega uma hora que começam a situar-se no mundo. Na fase da indiferenciação a criança acha que ela e a mãe são a mesma pessoa. Na diferenciação, a criança percebe que ela e a mãe não são a mesma pessoa, percebendo-se como sujeito, e na inversão de papéis, o sujeito se percebe diferente do outro. Os participantes da pesquisa foram crianças de 5 a 6 anos da Educação Infantil, que realizaram narrativas individuais sobre si mesma e o outro, seu autorretrato e seu percurso diário. Como principais resultados percebeu-se que as crianças organizam o seu eu através das atividades que seus pais ordenam a elas, como ir para a escola, para a natação, balé, inglês e assim por diante. Os alunos organizam a sua visão de si e do mundo a partir das ações que eles fazem e dos lugares que frequentam. Notou-se também que a Educação Infantil tem um papel muito importante nesse processo, pois a grande questão da Matriz de Identidade é como sair do caótico e indiferenciado, e é no espaço escolar que as crianças podem ser melhor estimuladas e caminhar para a diferenciação de lugares, pessoas e papéis sociais que elas representam, assim organizando suas vidas. Ou seja, é por meio do espaço escolar que elas melhor desenvolvem sua percepção de território e de si mesmo nele.
Abstract: The purpose of this research, of a qualitative nature, was recognized as a child in the Matrix of identity of the students from the narratives, self presentation and course. Through the narratives they appear as actions that children make, which identify themselves as subjects. Self-presentation is how a child sees himself in the world. And the route is a spatial geographic orientation of how the subject sees himself in his territory. The research had as a guiding problem the following question: how children from 5 to 6 years organize their self? It is in the Identity Matrix that they begin as interactions and discoveries. The Identity Matrix was used as a methodology for the mapping of the self. This self is identifying itself in new ways, I am, I want, I do, I am afraid, I have vacillations. As children obey orders until a certain moment, there comes a time that they begin to situate themselves in the world. At the stage of indifference a child is the same person. In differentiation, the child realizes that she is a mother is not an ordinary person, perceiving herself as a subject. And in the inversion of roles, the subject perceives himself different from the other. Research participants in children from 5 to 6 years of Early Childhood Education, who carry out individual narratives about themselves and others, their self-portrait and their daily journey. As main results it was noticed that children organize their self through activities that their parents are like them, such as for a school, for swimming, ballet, English and so on. Students organize their vision of themselves and the world from the actions they take and the places they attend. It was also noted that early childhood education plays a very important role in this process, for a major issue of the Identity Matrix is how to get out of the chaotic and undifferentiated, not a school space that children can be stimulated better and move towards a differentiation of Places, people and social roles they represent, thus organizing their lives. Objectives focused on the development of the perception of its territory and of itself in it.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons