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dc.contributor.advisorTeles, Lúcio França-
dc.contributor.authorMariano, Murilo Neves-
dc.identifier.citationMARIANO, Murilo Neves. Percepções dos participantes do programa “Inclusão Digital da Escola de Informática e Cidadania” do Tribunal de Contas da União sobre os sucessos e dificuldades do programa. 2017. 70 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso é uma pesquisa realizada na Escola de Informática e Cidadania do Tribunal de Contas da União - TCU, onde são ofertados cursos regulares a fim de facilitar a inclusão digital de funcionários e aposentados do Órgão. O objetivo da pesquisa é obter dados dos participantes do Programa de Inclusão Digital e demonstrar os sucessos e dificuldades que eles encontraram no programa. Utilizou-se na pesquisa metodologia qualitativa com quatro instrumentos para coleta de dados: Relato de experiência; análise dos boletins do TCU e do Projeto Político Pedagógico - PPP; questionário enviado a 40 participantes, sendo 21 respondentes; e entrevista com cinco participantes selecionados. A utilização do computador para suporte ao processo de aprendizagem é hoje aceita e praticada, entretanto muitas pessoas ainda estão excluídas digitalmente e não sabem manipular o computador. A análise dos resultados mostrou que o programa alcançou alguns objetivos, entre eles: a emancipação social, melhoria da qualidade de vida, oportunidades no mercado de trabalho. Todavia, às dificuldades se deram na baixa de escolaridade, o horário das aulas no horário de almoço, a evasão provocada pela rotatividade dos funcionários terceirizados entre outros. O programa de inclusão digital do TCU alcançou os objetivos propostos de incluir digitalmente aqueles que se matricularam para o programa de Informática e Cidadania?pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInclusão digitalpt_BR
dc.subject.keywordTribunal de Contas da União (TCU)pt_BR
dc.subject.keywordTecnologia na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordServidores públicospt_BR
dc.titlePercepções dos participantes do programa “Inclusão Digital da Escola de Informática e Cidadania” do Tribunal de Contas da União sobre os sucessos e dificuldades do programapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-13T18:52:54Z-
dc.date.available2017-12-13T18:52:54Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18637-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This Course Completion Work is a research carried out at the School of Informatics and Citizenship of the Federal Audit Court (TCU), where regular courses are offered in order to facilitate the digital inclusion of TCU employees and retirees. The purpose of this research is obtaining data from participants in the Digital Inclusion Program and demonstrating the successes and difficulties that they had during the program. Qualitative methodology was used in the research with four instruments for data collection: Experience report; Documentary data collected from the analysis of the TCU bulletins and the Political Pedagogical Project - PPP on a digital inclusion; Interviews with five selected participants and a questionnaire sent to 40 participants, from which 21 answered it. The use of computers to support the learning process is now accepted and practiced, although many people are still digitally excluded and do not know how to manipulate the computer. The analysis of the results shows that the program achieved some objectives, Among them: social emancipation, improvement of the quality of life, opportunities in the labor market. However, the difficulties were due to the drop in schooling, the timetable of classes at lunch, evasion caused by the turnover of outsourced employees, among others.pt_BR
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