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Título: A inserção do livro didático de ciências na prática pedagógica do professor no Ensino Fundamental I
Autor(es): Teixeira, Lourenço Silva
Orientador(es): Carneiro, Maria Helena da Silva
Assunto: Livros didáticos
Ciências (Ensino fundamental)
Ensino fundamental - livros didáticos
Práticas pedagógicas
Data de apresentação: 21-Ago-2017
Data de publicação: 13-Dez-2017
Referência: TEIXEIRA, Lourenço Silva. A inserção do livro didático de ciências na prática pedagógica do professor no Ensino Fundamental I. 2017. 68 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender como o livro didático (LD) de ciências é inserido na prática pedagógica da sala de aula e como é o seu uso por parte dos professores e alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Esse estudo se justifica pela grande importância do livro didático no ensino de ciências. Além disso o LD é um direito constitucional concretizado através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), programa esse do Ministério da Educação. De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, foi feito em 2016, o investimento de cerca de 1,255 bilhão de reais para avaliação, compra e distribuição do livro didático para toda educação básica de todo território nacional. O uso desse recurso de ensino no cotidiano das turmas de ensino fundamental ainda é pouco estudado, como foi verificado em revisão bibliográfica realizada desse trabalho. Para esse estudo, foi escolhida como metodologia a realização de uma pesquisa do “tipo etnográfica. Foram realizadas 12 observações participantes no ambiente escolar, de aulas de ciências e entrevistas com as professoras das classes. Pode se inferir com base nesse estudo que o livro didático não tem ocupado centralidade nas aulas de ciências e que os professores, pelo menos aqueles do estudo, estão buscando outras fontes para planejar as suas aulas.
Abstract: This monograph has the objective to understand how the science textbook is inserted at pedagogical pratictice inside the classrom and how some teachers and students use it in the early years of elementary school. The importance of use textbook while teach science justifies this study. Besides that the textbook is a constitutional right signed by Programa Nacional do Livro Didático, that is a program developed by Ministry of Education. According to Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação in 2016 a investtment about 1.255 billion reais was made to evaluate, buy and distribute textbook for all basic education throughout the country. The use of this teach resource at school routine of elementary classes has been insufficiently researched as the bibliographic review of this work shows. For the accomplishment of this work was chosen as methodology the realisation of an ethnographic research. Twelve participant observations were made in the school environment in science classes and interviews with the teachers. Based in this study can be inferred that textbook has not occupied its proper place in science classes and the teachers, at least those who participated in the study are looking for another ways to plan their classes.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
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