Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18634
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_KellyBispodosSantos.pdf627,82 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As interações professora/bebê/objeto na creche : o bebê em evidência
Autor(es): Santos, Kelly Bispo dos
Orientador(es): Cavaton, Maria Fernanda Farah
Assunto: Lactentes
Creches
Educação de crianças
Interação social em crianças
Brincadeiras
Crianças - desenvolvimento
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 13-Dez-2017
Referência: SANTOS, Kelly Bispo dos. As interações professora/bebê/objeto na creche: o bebê em evidência. 2017. x, 45 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho parte da inquietude de observar e compreender como se estabelece a interação de bebê/adulto/objeto. Com o objetivo de analisar essa tríade no contexto de uma creche, estudamos crianças de faixa etária entre 8 meses a 1 ano e 3 meses, em pleno período sensório-motor. Nesta etapa, por meio de suas ações com o adulto e com objetos, ela se conhece e o mundo em que vive, além de ser afetada pelas modificações constantes do ambiente. Dessa forma, a interação se destaca como uma ferramenta fundamental para garantir o desenvolvimento infantil. Para isso, buscou-se analisar as reflexões teóricas e práticas, visando contribuir com o entendimento das atividades lúdicas presentes nas relações interpessoais no cotidiano da educação infantil. Para tanto, foi realizado nesse estudo descritivo com abordagem qualitativa uma pesquisa teórica com ênfase nos teóricos: Rodrigues (2009), Bruner (2007), Luria (1996), Vigotski (1998), que abordam as interações interpessoais gerando desenvolvimento. Por meio das observações de uma creche na Asa Norte do Distrito Federal, em atividades propostas pela professora em três sessões com duração de cerca de 40 minutos. Os resultados comprovam que práticas pedagógicas lúdicas desencadeiam a produção de conhecimentos, percepções e a imaginação nos bebês. Eles se utilizam de balbucio, gestos, pequenas palavras na comunicação com o adulto. Outro ponto fundamental da nossa pesquisa é a importância da interação, a partir dela que os bebês constroem novos usos e funções com os objetos, expondo a importância da tríade no desenvolvimento infantil.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons