Resumo: | O presente trabalho parte da inquietude de observar e compreender como se estabelece a interação de bebê/adulto/objeto. Com o objetivo de analisar essa tríade no contexto de uma creche, estudamos crianças de faixa etária entre 8 meses a 1 ano e 3 meses, em pleno período sensório-motor. Nesta etapa, por meio de suas ações com o adulto e com objetos, ela se conhece e o mundo em que vive, além de ser afetada pelas modificações constantes do ambiente. Dessa forma, a interação se destaca como uma ferramenta fundamental para garantir o desenvolvimento infantil. Para isso, buscou-se analisar as reflexões teóricas e práticas, visando contribuir com o entendimento das atividades lúdicas presentes nas relações interpessoais no cotidiano da educação infantil. Para tanto, foi realizado nesse estudo descritivo com abordagem qualitativa uma pesquisa teórica com ênfase nos teóricos: Rodrigues (2009), Bruner (2007), Luria (1996), Vigotski (1998), que abordam as interações interpessoais gerando desenvolvimento. Por meio das observações de uma creche na Asa Norte do Distrito Federal, em atividades propostas pela professora em três sessões com duração de cerca de 40 minutos. Os resultados comprovam que práticas pedagógicas lúdicas desencadeiam a produção de conhecimentos, percepções e a imaginação nos bebês. Eles se utilizam de balbucio, gestos, pequenas palavras na comunicação com o adulto. Outro ponto fundamental da nossa pesquisa é a importância da interação, a partir dela que os bebês constroem novos usos e funções com os objetos, expondo a importância da tríade no desenvolvimento infantil. |