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dc.contributor.advisorNogueira, Danielle Xabregas Pamplona-
dc.contributor.authorFreire, Francisco Fábio-
dc.identifier.citationFREIRE, Francisco Fábio. A gestão democrática no Plano Municipal de Educação da Cidade Ocidental. 2017. 73 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo é resultado de pesquisa qualitativa sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Plano Municipal de Educação (PME) de Cidade Ocidental, regido pela Lei nº 975, de 15 de setembro de 2015, em específico sobre a meta 19 e suas estratégias, abordando o município de Cidade Ocidental-GO. Objetivou analisar como está sendo realizada a implementação da meta da gestão democrática (19 do PNE) nas escolas públicas municipais. Para isso, analisou-se a meta 19 do PNE e o seu desdobramento no PME. Foi realizada revisão da literatura sobre o tema da gestão democrática; análise documental em documentos oficiais (PNE e PME) além de destacar o perfil dos gestores escolares atuais, empossados por indicação política, por meio de entrevistas e questionário eletrônico para os gestores escolares do município. Podemos concluir que a partir dos dados coletados por meio de revisão bibliográfica, e por pesquisa de campo que a Meta 19 do PME e suas estratégias ainda não estão sendo completamente implementadas na Cidade Ocidental-GO, sendo esta uma característica não apenas deste município analisado, mas uma situação a nível nacional. Para a concretização da democratização da gestão nas escolas brasileiras, se faz necessário um maior empenho de todas as esferas, governo, população acadêmica, população civil, para o alcance de um real ganho para a educação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGestão escolar democráticapt_BR
dc.subject.keywordPlano Nacional de Educação (PNE)pt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordGestão escolarpt_BR
dc.titleA gestão democrática no Plano Municipal de Educação da Cidade Ocidentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-13T18:40:38Z-
dc.date.available2017-12-13T18:40:38Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18633-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The present study is the result of qualitative research on the National Education Plan (PNE) and the Municipal Education Plan (PME) of the Cidade Ocidental, governed by Law 975, dated September 15, 2015, specifically on goal 19 and Their strategies, approaching the municipality of Cidade Ocidental-GO. The objective was to analyze how the implementation of the goal of democratic management (19 of PNE) in municipal public schools is being carried out. For this, PNE's goal 19 and its deployment in the PME were analyzed. A review of the literature on the subject of democratic management was carried out; Documentary analysis in official documents (PNE and PME), besides highlighting the profile of the current school managers, who are appointed by political indication, through interviews and electronic questionnaire for school administrators in the municipality. We can conclude that from the data collected through bibliographical review, and by field research that the Goal 19 of the PME and its strategies are not yet being fully implemented in the Cidade Ocidental-GO, being this a characteristic not only of this municipality analyzed, but a situation at national level. To achieve the democratization of management in Brazilian schools, a greater commitment is required from all spheres, government, academic population, civil population, to reach a real gain for education.pt_BR
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