Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18632
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MilenaFernandesSalesdeOliveira.pdf5,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Descobrindo um lugar para a criança, a família e a escola nos processos escolares
Autor(es): Oliveira, Milena Fernandes Sales de
Orientador(es): Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado
Assunto: Família e escola
Crianças
Aprendizagem
Educação de crianças
Lar e escola
Data de apresentação: 6-Jul-2017
Data de publicação: 13-Dez-2017
Referência: OLIVEIRA, Milena Fernandes Sales de. Descobrindo um lugar para a criança, a família e a escola nos processos escolares. 2017. 123 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente estudo enfatiza a importância da família e da escola nos processos escolares. Com o objetivo de investigar a relação entre família, cri-ança e escola numa turma de 3º ano do ensino fundamental. E sua participa-ção nos processos das práticas escolares. Por meio dos objetivos específicos, buscou-se conhecer a criança e a significação da escola para ela por meio da expressão estética (artística e escrita) mediada pela construção de um diário, além de identificar as necessidades de apoio familiar nos processos escolares, conforme expressados e significados pelas crianças, buscando refletir sobre o papel da escola referente ao diálogo com a família no sentido de potencializar possibilidades de participação para o desenvolvimento escolar da criança. O referencial teórico busca a reflexão pautada nas relações família e escola, re-fletindo nos processos escolares. A pesquisa empírica de caráter qualitativo analisou informações construídas a partir de um diário autobiográfico desenvol-vido com as crianças, entrevista com os pais e diálogos com a professora re-gente. Os resultados apontaram a necessidade de ações interventivas e efeti-vas da escola com a família, para o sucesso nos processos escolares.
Abstract: The present study emphasizes the importance of the family and school in the school processes in a third year class of primary school with the objective of investigating the relationship between family, child and school and their par-ticipation in the processes of self-constitution Context of school practices. words. Through the specific objectives we sought to know the child and the meaning of the school for her through aesthetic expression (artistic and written) mediated by the construction of a diary, as well as identifying the needs of fami-ly support in school processes As expressed and signified by the children, seek-ing to reflect on the role of the school in relation to the dialogue with the family in order to potentialize possibilities of participation for the school development of the child. The theoretical framework seeks the reflection based on family and school relations, reflecting on school processes. The qualitative empirical re-search analyzed information constructed from an autobiographical diary devel-oped with the children, interview with the parents and dialogues with the teacher regent. The results pointed out the need for interventional and effective actions of the school with the family, for the success in the school processes.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons