Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Fátima Lucília Vidal | - |
dc.contributor.author | Nunes, Ana Paula de Andrade | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Ana Paula de Andrade. O Centro de Desenvolvimento da Criança na Comunidade Santa Luzia: um espaço de resistência construído através do cuidado com as infâncias. 2017. 70 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho foi construído por meio de reflexões, observações participativas e registros durante dois semestres no Centro de Desenvolvimento da Criança na Comunidade Santa Luzia, no Distrito Federal. O objetivo é investigar como essa comunidade constrói a cada dia um espaço de resistência dentro de uma realidade marcada pela violência e abandono, através do cuidado com as infâncias. Para tal, faço uma apresentação da comunidade Santa Luzia e dos grupos que lá atuam, destacando a Casa de Paternidade e o Centro de Desenvolvimento da Criança, que possibilitaram a construção desse trabalho.Traço também um breve histórico do cuidado com a infância no mundo e no Brasil e a importância da educação social e das mães educadoras nesse contexto, à luz das teorias alicerçadas em Paulo Freire (2002) atreladas às visões de outros autores sobre o tema. A pesquisa estruturou-se a partir da convivência com as mães, educadores, educadoras e crianças da comunidade a partir do Centro de Desenvolvimento da Criança. O trabalho segue uma abordagem qualitativa, trazendo relatos de um diário de campo, desenvolvido durante a prática, além de entrevistas realizadas com quatro educadores da comunidade, que dialogam com o aporte teórico. Ao fim da pesquisa constata-se que o cuidado com as infâncias é fundamental para transformar a realidade de um local, seja a curto, médio ou longo prazo. A comunidade Santa Luzia constrói espaços de resistência a cada dia por meio do diálogo, incentivo as mães, educadoras e educadores, parcerias e principalmente por meio do acolhimento e cuidado ofertado às infâncias. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mãe e filhos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - formação | pt_BR |
dc.title | O Centro de Desenvolvimento da Criança na Comunidade Santa Luzia : um espaço de resistência construído através do cuidado com as infâncias | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-12-13T18:21:54Z | - |
dc.date.available | 2017-12-13T18:21:54Z | - |
dc.date.submitted | 2017-07-03 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/18631 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work was constructed through reflections, participatory observations and records during two semesters at the Child Development Center in the Santa Luzia Community, in the Federal District. The goal is to investigate how this community builds each day a space of resistance within a reality marked by violence and abandonment, through the care of children. To this end, I will present the Santa Luzia community and the groups that work there, highlighting the Casa de Paternidade and the Child Development Center, which enabled the construction of this work. I also trace a brief history of caring for children in the world and in Brazil and the importance of social education and educating mothers in this context, in light of the theories based on Paulo Freire, linked to the views of other authors on the subject. The research was structured from the coexistence with the mothers, educators and children of the community from the Child Development Center. The work follows a qualitative approach, bringing reports of a field diary, developed during the practice, in addition to interviews with four community educators, who dialogue with the theoretical contribution. At the end of the research it is verified that the care with the infancy is fundamental to transform the reality of a place, be it short, medium or long term. The Santa Luzia community builds spaces of resistance every day through dialogue, encourages mothers, educators and educators, partnerships and especially through the reception and care offered to children. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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