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Título: Análise de aspectos formadores da cultura organizacional de uma escola bilíngue de libras e português escrito
Outros títulos: Analysis of formative aspects of the organicational culture of a bilingual school
Autor(es): Silva, Pedro Henrique Fernandes da
Orientador(es): Moreira, Ana Maria de Albuquerque
Assunto: Cultura organizacional
Educação bilíngue
Língua brasileira de sinais
Surdos - aquisição da segunda língua
Surdos - educação
Escrita
Data de apresentação: 25-Jul-2017
Data de publicação: 12-Dez-2017
Referência: SILVA, Pedro Henrique Fernandes da. Análise de aspectos formadores da cultura organizacional de uma escola bilíngue de libras e português escrito. 2017. xxi, 86 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho analisa aspectos formadores da cultura organizacional de uma escola bilíngue de Libras e português escrito e como estes se apresentam em seu cotidiano. Após a apresentação do problema da pesquisa feita e de seus objetivos geral e específicos, para um melhor entendimento do estudo, no referencial teórico há uma abordagem histórica sobre a centralidade dos estudos da gestão, da relação dessa com a cultura e com a escola. Posteriormente, faz-se necessário para melhor compreensão não só do tema, mas da sua importância para a gestão, a conceituação de cultura organizacional e dessa com a escola e como a cultura organizacional da escola é formada. São apresentados ainda no referencial teórico os aspectos formadores da cultura organizacional pesquisados na Escola Bilíngue: expectativas de resultados, liderança, tomada de decisões, relação com a comunidade, comunicação, relações interpessoais e ambiente emocional, organização interna e como a escola lida com mudanças. A metodologia utilizada foi um estudo de caso exploratório e as técnicas de pesquisa foram a análise documental, entrevistas semiestruturadas e observação. Uma breve introdução das filosofias educacionais destinadas aos surdos para o entendimento da educação bilíngue no Brasil, as leis nas quais essa é amparada e os tipos de escola bilíngue são apresentados no capítulo posterior junto a apresentação da Escola Bilíngue, sua unicidade e forma de funcionamento e na análise de dados foi constatado que para cada aspecto pesquisado, há uma contribuição e relação para o desenvolvimento dos estudantes.
Abstract: The present study deals with the aspects that shape the organizational culture of a bilingual school of Libras and Portuguese and how they present themselves daily After the problematic presentation of the research done and its general and specific objectives, for a better understanding of the study, in the theoretical referential there is a historical approach on the centrality of the management studies, the relation of this with the culture and with the school. Subsequently, it is necessary for a better understanding not only of the theme, but of its importance for the management, the conceptualization of organizational culture and that of the school, and how the organizational culture of the school is formed. Also presented in the theoretical referential are the organizational aspects of organizational culture researched at the Bilingual School: results expectations, leadership, decision making, community relations, communication, interpersonal relationships and emotional environment, internal organization and how the school deals with changes. Educational philosophies for deaf people are approached for the understanding of bilingual education in Brazil that is enacted in law for the deaf. The methodology used for data collection in this exploratory case study was documental analysis, semi-structured interviews and observation. The Bilingual School and its uniqueness and way of functioning are presented in the later chapter and in the data analysis it was found that for each aspect researched, there is a contribution and relation for the development of the students.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
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