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Título: Avaliação nos ciclos pedagógicos : concepções e práticas
Autor(es): Azevedo, Ana Carolina Souza
Orientador(es): Mourão, Ireuda da Costa
Assunto: Coordenação pedagógica
Práticas pedagógicas
Avaliação educacional
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 12-Dez-2017
Referência: AZEVEDO, Ana Carolina Souza. Avaliação nos ciclos pedagógicos: concepções e práticas. 2017. 74 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Trabalho de conclusão do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília que tem como objetivo geral compreender as concepções e o tratamento dado a avaliação nos ciclos pedagógicos por professores do Bloco Inicial de Alfabetização/BIA de uma escola de Sobradinho localizada no Distrito Federal. Para isso, foi necessário atender aos seguintes objetivos específicos: (i) conhecer como a avaliação se constituiu historicamente em um elemento da organização do trabalho pedagógico; (ii) conhecer a proposta dos ciclos pedagógicos e como esta se materializou no DF com o Bloco Inicial de Alfabetização; (iii) refletir o papel da avaliação dentro dos ciclos pedagógicos; e (iv) analisar o que se revelou na fala e na prática de professores de uma escola de Sobradinho-DF sobre avaliar no Bloco Inicial de Alfabetização. Ainvestigação tem uma abordagem qualitativa, e caracteriza-se como pesquisa Participante. A Entrevista semiestruturada e a Observação foram as técnicas para coleta de dados, e o diário de campo foi o instrumento utilizado para registrar a prática avaliativa na escola. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professoras e estudantes de duas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental/Bloco inicial de alfabetização. Para fundamentar teoricamente a pesquisa foram utilizados alguns teóricos, dentre eles: Barreto (2001); Dalben (2002); Hoffman (2003; 2010); Kenki (2004); Vasconcelos (2007); Villas Boas (2012); Sousa (2007); Alavarse (2209). O resultado da investigação demonstra que as professoras apresentam um discurso coerente com a proposta dos ciclos pedagógicos. Entendem e defendem a avaliação formativa e processual, utilizada a favor da aprendizagem dos alunos e como um dos elementos de organização do trabalho pedagógico. Entretanto, as práticas de algumas das professoras ainda demonstram resquícios de uma avaliação tradicional e opressora. Mas também foi possível constatar práticas inovadoras como a utilização de relatórios descritivos do desempenho das crianças, e a utilização do portfólio.
Abstract: Required paper for the Pedagogy Major of the University of Brasilia, whose general objective is to understand the conceptions and treatment given to evaluation in the pedagogical cycles by teachers of the Initial Block of Literacy / BIA of a school in Sobradinho-DF. For this, it was necessary to attend the following specific objectives: (i) to know how the evaluation was historically constituted like an element of the organization of the pedagogic work; (ii) to understand the proposal of the pedagogical cycles and how it was materialized in the DF with the Initial Block of Literacy; (iii) to reflect the evaluation role within pedagogical cycles; and (iv) to analyze what was revealed in the speech and in the teachers’ practice of a school in Sobradinho-DF on assessing in the Initial Block of Literacy. The research has a qualitative approach, and is characterized as a Participant research. The semistructured Interview and Observation were the techniques used for data collection, and the field diary was the instrument used to record the evaluation practice in the school. The research subjects were five teachers and students from two classes from the initial years of elementary school / initial literacy block. The research was theoretically based by Barreto (2001); Dalben (2002); Hoffman (2003; 2010); Kenki (2004); Vasconcelos (2007); Villas Boas (2012); Sousa (2007); Alavarse (2209), among others. The investigation result shows that the teachers have a discourse coherent with the proposal of the pedagogical cycles. They understand and defend the formative and procedural evaluation, used in favor of student learning and as one of the organizational elements of the pedagogical work. However, some teachers’ practices still demonstrate reminiscences of a traditional and oppressive evaluation. But it was also possible to see innovative practices such as the use of descriptive reports of children's performance and the use of the portfolio.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
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