Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto | - |
dc.contributor.author | Silveira, Nathália Soares | - |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Nathália Soares. A realidade da educação integral nas escolas públicas do Distrito Federal. 2017. 50 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como tema “Arealidade da Educação Integral nas Escolas Públicas do Distrito Federal”. O estudo tem como objetivo geralcompreender a Educação Integral e sua aplicação na escola pública do DF.A fundamentação teórica se constituiu de informações de natureza legal e em teóricos como: Marx (1988), Makarenko (1957), Rousseau (2017), Anísio Teixeira (1962), Gadotti (2008), Boto (2003),dentre outros. A metodologia, de cunho qualitativo, pautou-se em estudos empíricos e bibliográficos, a partir de observação participante e aplicação de entrevistas. Os resultados demonstram que a realidade da Educação Integral ainda parece distante do seu papel pensado pelos seus idealizadores. Na realidade das escolas públicas do DF transformou-seem um espaço onde alguns alunos passam pela jornada ampliada de horas, sem aproveitar, de forma significativa, as disciplinas integralizadoras do currículo e todo o potencial do aluno. As conclusões demonstram que a Educação Integral acontece de forma assistemática nestas escolas do DF, pois se limitam a manter as crianças ocupadas na escola evitando estarem expostas ao meio sem o acompanhamento direto das famílias. A educação integral, como os estudos demonstram, apresenta o propósito da formação do homem integral e emancipado. Cabe à escola promover a interdisciplinaridade de projetos e programas de forma consciente, integradora e previsto no Projeto Político com a parceria da família e da sociedade. A Educação Integral, deve, portanto, compor um currículo vivo de ações significativas por meio de um trabalho pedagógico capaz de promover os processos de ensinar e aprender transformando as horas a mais das crianças no ambiente escolar em um espaço gerador de consciência cidadã e não, apenas, sem se reduzir a um espaço gerador de reforço escolar. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação integral | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasília (DF) - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas | pt_BR |
dc.title | A realidade da educação integral nas escolas públicas do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-12-12T11:46:31Z | - |
dc.date.available | 2017-12-12T11:46:31Z | - |
dc.date.submitted | 2017-06-09 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/18621 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present research’s theme is "Integral Education in the Basic Education Curriculum in Distrito Federal". The study aims to understand Integral Education and its application in the public school of the Distrito Federal. The methodology employed is a qualitative study based on the empirical and bibliographical sense, focusing on the legal basis and authors Marx (1988), Makarenko (1957), Rousseau (2017), Anísio Teixeira (1962), Gadotti (2008), Boto (2003), among other theoretical sources. The instruments used to collect data in the research were participant observation and interviews. The results show that Integral Education does not fully fulfill its role as predicted by its idealizers. In order to operationalize the program, school has become a space where some students go through extended hours of work, but they are not taking advantage of the disciplines that make up the curriculum in a meaningful way, wasting their potential. It was concluded that Integral Education happens in a systematic and unsystematic way, independently of the student's participation in an integral education program. That is because the school – alongside family and society – is responsible for the interdisciplinarity of projects and programs in a conscious and integrative way as set down in the Political Pedagogical Project. , Therefore, Integral Education must design a living curriculum encompassing significant actions, through activities that promote the process of teaching, and learning, transforming the hours children spend at school, in an opportunity to foster citizenship rather than simply reducing it to tutoring hours. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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