Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18619
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RaquelCaetanoBonatto.pdf727,94 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel dos cientistas na educação : aproximações possíveis através da divulgação científica
Autor(es): Bonatto, Raquel Caetano
Orientador(es): Watanabe, Graciella
Assunto: Ciência
Educação básica
Cientistas
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 12-Dez-2017
Referência: BONATTO, Raquel Caetano. O papel dos cientistas na educação: aproximações possíveis através da divulgação científica. 2017. 68 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A pesquisa discute aspectos educativos provenientes da relação entre cientistas e estudantes da escola básica. Para tanto, são apresentadas as percepções desses profissionais da ciência sobre a relevância, desafios e dificuldades encontradas por eles ao proporem ações que buscam o diálogo com os atores sociais das escolas, em especial, no que se refere à aproximação com estudantes. Para isso foram realizadas análises qualitativas para a compreensão dos dados coletados em entrevistas semiestruturas com dois pesquisadores atuantes em pesquisa e divulgação científica. Foi constatada a necessidade de ampliação da prática científica em instituições educacionais, bem como disponibilizar espaço, nas escolas e no currículo, para essa prática. Além disso, surge a importância de pensar a ciência de forma a melhorar a vida da população, mostrando a ciência de forma real e funcional para a sociedade, trazendo os cientistas como pilar fundamental para aquisição de uma cultura científica. Para que isso ocorra, a indispensabilidade de formar professores de educação básica preparados para trabalhar os conteúdos da ciência e incentivar os futuros cientistas, em suas formações, a valorizarem a divulgação científica. Nesse contexto, analisou-se esses discursos de modo a elaborar propostas de ações a serem implementadas em universidade e escolas de modo a garantir interações que possam promover o diálogo entre instituições educacionais e cientistas, para, assim, conduzir a uma educação plural, acolhendo diferentes personagens que constituem a aprendizagem dos estudantes e desmistificando a visão de ciência e cientistas dos alunos.
Abstract: The research discusses educational aspects arising from the relationship between scientists and students in elementary school. In order to do so, they present the perceptions of these professionals of science about the relevance, challenges and difficulties encountered by them in proposing actions that seek dialogue with the social actors of schools, especially regarding the approach with students. For this, qualitative analyzes were performed to understand the data collected in semi-structured interviews with two researchers who are active in research and scientific dissemination. It was verified the need to expand the scientific practice in educational institutions, as well as to make available space, in schools and in the curriculum, for this practice. In addition, it is important to think of science in order to improve the life of the population, showing science in a real and functional way for society, bringing scientists as a fundamental pillar for the acquisition of a scientific culture. For this to happen, the indispensability of educating basic education teachers prepared to work the contents of science and encourage future scientists, in their formations, to value scientific dissemination. In this context, these discourses were analyzed in order to elaborate proposals of actions to be implemented in university and schools in order to guarantee interactions that can promote the dialogue between educational institutions and scientists, to thus lead to a plural education, welcoming different characters Which constitute student learning and demystifying the view of science and student scientists.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18619
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons