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dc.contributor.advisorRodrigues, Fátima Lucília Vidal-
dc.contributor.authorSoares, Mariana Rocha-
dc.identifier.citationSOARES, Mariana Rocha. O discurso docente acerca da inclusão de crianças com autismo na escola. 2017. 98 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo investigar a partir do discurso docente e à luz das teorias a inclusão de crianças com autismo em uma escola particular de ensino regular. Para tanto, buscou-se o aporte teórico em autores conceituados como, por exemplo, Jerusalinsky (2012), Grandin e Panek (2016), Mantoan (2003), Omote (1999), Orrú (2012) entre outros. O trabalho está fundamentado metodologicamente em uma abordagem qualitativa e constitui-se a partir da observação participante, registro do diário de campo e entrevistas semiestruturadas. Por meio desses procedimentos metodológicos é possível averiguar, sob a ótica dos docentes e dos pais de um educando com autismo, se o movimento inclusivo, do qual o Brasil é signatário, favoreceu ou tem favorecido a inclusão de educandos com autismo na escola acompanhada por esta pesquisa.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordInclusão socialpt_BR
dc.subject.keywordAutismo em criançaspt_BR
dc.subject.keywordAutismo - educação especialpt_BR
dc.subject.keywordProfessorespt_BR
dc.titleO discurso docente acerca da inclusão de crianças com autismo na escolapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-12T10:56:39Z-
dc.date.available2017-12-12T10:56:39Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18617-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The present work aims to investigate, from the teaching discourse and in light of the theories, the inclusion of children with autism in a private school of regular education. In order to do so, we sought theoretical suport from renowned authors, such as Jerusalinsky (2012), Grandin and Panek (2016), Mantoan (2003), Omote (1999), Orrú (2012) and others. This work is methodologically based on a qualitative approach and it is also based on participant observation, on field diary record and on semi-structured interviews. Through these methodological procedures it is possible to ascertain, from the point of view of teachers and parents of an autistic student, whether the inclusive movement favored or is favoring the inclusion of students with autism in the school accompanied by this research.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18617pt_BR
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