Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto | - |
dc.contributor.author | Lira, Renata Zeneide Ramalho de | - |
dc.identifier.citation | LIRA, Renata Zeneide Ramalho de. As tecnologias: suporte para o desenvolvimento da aprendizagem na escola. 2017. 57 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo procura responder o seguinte problema de pesquisa: Qual a importância dos recursos tecnológicos em sala de aula e seu uso pedagógico no processo de aprendizagem? O trabalho tem como finalidade analisar o uso pedagógico dos recursos tecnológicos no processo de aprendizagem escolar. A metodologia, pautada na pesquisa qualitativa, utilizou-se de observação participante e entrevistas semiestruturadas aplicadas a duas professoras da rede pública de ensino básico do Distrito Federal. Os fundamentos teóricos foram pautados em Síbilia (2012), Castells (1999), Bourdieu (1975), Moran (2000), dentre outros. Os resultados e conclusões apontam que, por mais que exista um discurso favorável à importância da inserção das tecnologias na escola, a prática tem sido diferente ou insuficiente levando em consideração as práticas institucionalizadas e enraizadas na escola. Estes resultados foram afirmados pelos discursos dos sujeitos entrevistados que enxergam a realidade precária da escola, porém não se enxergam como sujeitos ativos do processo de aprendizagem de seus alunos com o suporte das tecnologias. Tem-se uma noção de que as tecnologias são futuristas e a escola não consegue acompanhar e nem se aproximar da realidade de seus alunos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia na educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia na educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino - meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão digital | pt_BR |
dc.title | As tecnologias : suporte para o desenvolvimento da aprendizagem na escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-12-12T10:49:53Z | - |
dc.date.available | 2017-12-12T10:49:53Z | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/18616 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The study tries to answer the following research problem: What is the importance of technological resources in the classroom and its pedagogical use in the learning process? The purpose of this study is to analyze the pedagogical use of technological resources in the school learning process. The methodology, based on the qualitative research, used was participant observation and semi-structured interviews applied to two teachers of the public school system of the Federal District. The theoretical foundations were based on Sibilia (2012), Castells (1999), Bourdieu (1975), Moran (2000), among others. The results and conclusions point out that although there is a favorable discourse about the importance of the insertion of the technologies in the school the practice has been different or insufficient, taking into account the practices institutionalized and rooted in the school. This results were affirmed by the speeches of the subjects interviewed who see the precarious reality of the school, but do not see themselves as active subjects of the learning process of their students with the support of the technologies. They have a notion that technologies are futuristic and the school can not keep up with or come close to the reality of their students. | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18616 | - |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|