Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/18615
Título: | Planejamento educacional e o ensino médio brasileiro : avanços e desafios no Brasil e no Distrito Federal |
Autor(es): | Matos, Amadeu Batista |
Orientador(es): | Moreira, Ana Maria de Albuquerque |
Assunto: | Planejamento educacional Ensino médio Plano Nacional de Educação (PNE) Educação |
Data de apresentação: | 2017 |
Data de publicação: | 12-Dez-2017 |
Referência: | MATOS, Amadeu Batista. Planejamento educacional e o ensino médio brasileiro: avanços e desafios no Brasil e no Distrito Federal. 2017. 76 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Este trabalho tem como objeto de estudo o Planejamento Educacional e o Ensino Médio Brasileiro, os avanços e desafios dessa última etapa da educação básica, no âmbito nacional e distrital. Sob este prisma, será esmiuçado o histórico do planejamento educacional no Brasil e como se deu a criação e aprovação dos principais marcos legais, com foco no Plano Nacional de Educação de 2001 (Lei Nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001) e 2014 (Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014) e o Plano Distrital de Educação (Lei Nº 5.499, de 14 de julho de 2015) e a relação destes com o ensino médio. O procedimento metodológico consiste na revisão bibliográfica (artigos, livros e sítios da rede mundial de computadores), pesquisa das legislações e análise de dados secundários. Dentre os resultados deste trabalho, destacam-se o avanço da educação brasileira verificado, principalmente no século XXI, a importância do planejamento educacional embasado por políticas públicas e a necessidade de melhor gestão estatal para atingir os objetivos propostos e assim mudar a realidade educacional destacada por meio da análise dos indicadores do ensino médio. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons