Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18613
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MarizaJucaRibeiro.pdf1,5 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estratégias pedagógicas na educação de surdos : um relato de experiência
Autor(es): Ribeiro, Mariza Juca
Orientador(es): Buzar, Edeilce Aparecida Santos
Assunto: Surdos - educação
Surdos
Práticas pedagógicas
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 12-Dez-2017
Referência: RIBEIRO, Mariza Juca. Estratégias pedagógicas na educação de surdos: um relato de experiência. 2017. 68 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esse trabalho teve por finalidade compreender as características da denominada escola-polo na área de deficiência auditiva do Distrito Federal, assim como identificar as estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores na condução do trabalho com estudantes surdos e descrever as interações entre os estudantes surdos e demais colegas na referida escola. O texto parte das concepções históricas de educação de surdos e educação inclusiva para surdos. A pesquisa de campo se deu por meio de observação de uma classe bilíngue de uma escola denominada escola-polo na área de deficiência auditiva e entrevistas com profissionais da educação. A análise baseou-se na pesquisa qualitativa e no estudo de caso. O resultado desta pesquisa foi organizado em duas categorias principais: Estratégias pedagógicas com estudantes surdos e Interação dos estudantes surdos com os colegas.
Resumén: Este trabajo tiene como objetivo comprender las características de la “Escola-polo” para personas con necesidades especiales del Distrito Federal, identificar las estrategias pedagógicas utilizadas por los maestros en el trabajo de conducción con los estudiantes sordos y describir las interacciones entre los estudiantes sordos y otros colegas en esta escuela. El texto trae las concepciones históricas de la educación de sordos y educación inclusiva para las personas sordas. La investigación de campo se realiza a través de la observación de una clase bilingüe en una escuela de la “escola-polo” en el área de audición y entrevistas con los profesionales de la educación. El análisis se basa en la investigación cualitativa y en el estudio de caso. El resultado de esta investigación se organizó en dos categorías principales: estrategias de enseñanza con los alumnos sordos e interacción alumnos sordos con los colegas oyentes.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18613
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons