Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18611
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_GisellePfeilstickerdeOliveiraMatiasPereira.pdf1,15 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A creche e o desenvolvimento das atividades musicais, de dança e desenho da criança pequena
Autor(es): Pereira, Giselle Pfeilsticker de Oliveira Matias
Orientador(es): Cavaton, Maria Fernanda Farah
Assunto: Creches
Musicalização
Música na educação
Dança na educação
Arte na educação
Crianças - desenvolvimento
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 12-Dez-2017
Referência: PEREIRA, Giselle Pfeilsticker de Oliveira Matias. A creche e o desenvolvimento das atividades musicais, de dança e desenho da criança pequena. 2017. xv, 69 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a musicalidade na creche de forma atrelada a outras expressões culturais e prazerosas das crianças, neste caso, a dança e o desenho. Assim, analisou-se as mudanças corporais das crianças a partir de DVD musical da creche, permitindo novidades de movimentos da dança, bem como verificou-se as manifestações corporais e motoras da atividade de desenho junto a musicalidade da criança pequena. Optou-se pelo tema, ao constatar, em estudos de estágio em creche, que nesse contexto não havia uma educação musical pela falta de compreensão da musicalidade, bem como a dança e o desenho, o que desfavorecia a organização do meio ambiente escolar adequado ao desenvolvimento dessas expressões infantis. A pesquisa é qualitativa, de tipo exploratória e estudo de caso. A base teórica adotada foi a perspectiva histórico-cultural de Vigotski, compreendendo a criança pequena como ser em desenvolvimento, com aprendizagens num ambiente escolar propício à relação com o outro, professora e pares, mediadas pelos sistemas simbólicos. Além disso, pautou-se a linha de pesquisa em autores como Cavaton, Pederiva, Ilari, Nanni, Moreira, entre outros, os quais, linha geral, apontam para o desenhar, a musicalidade e o dançar como expressões culturais e próprias da pessoa humana e do processo de desenvolvimento infantil e cultural da criança pequena. Na sessão da música com a dança percebeu-se a predisposição cultural da criança ao dançar com as músicas, esboçando as manifestações emocionais e prazerosas por meio das expressões corporais que faziam. As crianças se movimentaram tentando imitar a coreografia do DVD musical. Houve adesão de outras crianças às primeiras, todas se expressando emocionalmente com seus corpos e sons balbuciados. O compartilhamento do adulto com as crianças lhes causou surpresa e alegria, descontração e prazer ao participarem da atividade. Nas duas sessões de música, atreladas ao desenho, percebeu-se a liberação da criança quanto à criatividade e expressão das suas subjetividades. O aspecto prazeroso e espontâneo favoreceu o desenvolvimento de experiências perceptivas, corporais variadas, favorecendo o processo de desenvolvimento e de educação. Contemplou-se a importância da criança pequena ser vista como sujeito ativo no seu desenvolvimento, segundo a teoria histórico-cultural de Vigotski, importando o outro na aprendizagem, fortalecendo tanto a autonomia quanto à troca social. O estudo empírico, enfim, possibilitou o vislumbre do papel positivo do diálogo entre a musicalidade, o dançar e o desenhar no desenvolvimento da criança pequena.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18611
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons