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dc.contributor.advisorFreire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado-
dc.contributor.authorBahia, Rosana Maria Pontelo-
dc.identifier.citationBAHIA, Rosana Maria Pontelo. Contação de histórias e a literatura infantil na formação de leitores na escola. 2017. 78 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA contação de história e a literatura infantil são fontes inesgotáveis para o universo narrativo e imaginativo da criança, mas que nem sempre fazem parte do cotidiano escolar de crianças em processo de letramento. A presente monografia relata um trabalho pedagógico interventivo que se transformou em uma pesquisa vivencial mobilizada pelo seguinte questionamento: qual é a importância da contação de histórias e da literatura infantil no desenvolvimento e formação de leitores e no processo escolar nos anos iniciais da escolarização formal? Objetivou-se analisar qualitativamente as contribuições das histórias contadas e lidas no desenvolvimento infantil, como um subsídio para o processo escolar, bem como relacionar a experiência de leitura ao uso da imaginação na criação de histórias, ao gosto pela leitura, à formação de leitores e ao engajamento nas práticas escolares. A parte empírica foi desenvolvida em uma escola da rede pública do Distrito Federal, com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. A escolha dessa etapa foi feita por considerar que há certa ruptura na passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, quando a maioria das crianças dessa escola passam a ter os primeiros contato com práticas de leitura e escrita. Houve o período de observação das práticas pedagógicas e do cotidiano da sala de aula. Depois houve a aplicação de um questionário às famílias das crianças para investigar as práticas de contação de história e leitura em casa e, posteriormente, a implementação de dois projetos: o projeto de Contação de Histórias “Era Uma Vez...” e do projeto da “Ciranda do Livro”, com a função de aproximar as crianças e estimulá-las ao contato com a leitura. As análises das situações de contação de histórias e das práticas mediadas pelos livros infantis seguiram uma abordagem qualitativa. Por meio de observação, identificou-se indicadores de mudanças de atitudes, ampliação do interesse pelas histórias e pelas atividades relacionadas e a constatação, e demonstração da satisfação das crianças na participação nos nossos encontros. Foi possível constatar a relevância da contação de história e do contato com a literatura infantil para as crianças participantes. Tanto na comunicação verbal, como na observação das interações delas nas atividades propostas, identificou-se mudanças no uso da imaginação no processo de criação, o desenvolvimento linguístico, social e cognitivo de forma agradável e prazerosa.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordContação de históriaspt_BR
dc.subject.keywordCrianças - livros e leiturapt_BR
dc.subject.keywordLiteratura infantilpt_BR
dc.subject.keywordCrianças - desenvolvimentopt_BR
dc.titleContação de histórias e a literatura infantil na formação de leitores na escolapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-12T09:56:06Z-
dc.date.available2017-12-12T09:56:06Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18610-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This work is the result of a research and bibliographical research about the following question: what is the importance of storytelling and children's literature in children's development in the training of readers and in the school process of children? Based on this question, the objective was to analyze qualitatively about the contributions of children's literature in the child's development and how as a subsidy in their school process, as well as relate these factors with the stimulation of imagination and creativity, the taste for reading, the formation of readers and school success. The empirical part was developed in a public school in the Federal District, with students from the first year of Elementary School. The choice of this stage was made considering that there is a certain rupture in the transition from Early Childhood Education to Elementary School. There was a period of observation of the pedagogical practices of the teacher and the daily life of the classroom. Then a questionnaire was applied to the families of the children and, later, the idealization of the Project of Storytelling "Once upon a time ..." and the project of "Book Circle", with the purpose of bringing children together and stimulating them to contact with reading. The evaluation and analysis of the research processes were elaborated within a qualitative and descriptive approach, through observation of changes in attitudes, broadening interest in stories and related activities, and finding satisfaction of children in our meetings. Through this research it was possible to verify the relevance of storytelling and contact with children's literature, as they can provide different experiences, favoring imagination, linguistic, social and cognitive development in a pleasant and pleasant way.pt_BR
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