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Título: Educação Neo-Humanista : ensaio para uma futura humanidade
Autor(es): Costa, Carla Cristiane Sacramento
Orientador(es): Rodrigues, Maria Alexandra Militão
Assunto: Neo-humanismo
Educação de crianças
Espiritualidade
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 12-Dez-2017
Referência: COSTA, Carla Cristiane Sacramento. Educação Neo-Humanista: ensaio para uma futura humanidade. 2015. 89 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho consiste em um ensaio sobre a educação Neo-Humanista, que busca transcender os aspectos materialista e mercantilista da sociedade contemporânea e valorizar a espiritualidade e uma sociedade mais humana. O ensaio tem como objetivo geral refletir acerca de um novo olhar sobre a educação a partir da abordagem Neo-Humanista, propondo-se, para tal: criticar uma educação fundamentada no paradigma racionalistamaterialista; pesquisar as origens, princípios e valores da educação Neo-Humanista; ressaltar a importância da espiritualidade em uma educação Neo-Humanista; e refletir acerca dos caminhos da Educação Neo-Humanista no Brasil. Apresenta-se as bases de uma nova educação a partir da obra do filósofo indiano Prabhat Ranjan Sarkar, das bases conceituais do Tantra Yoga e do sistema Gurukula. Encerra-se com uma reflexão acerca das perspectivas de uma educação fundada em valores mais holísticos no Brasil, revisitando a recente Primeira Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação e mapeando as iniciativas educacionais Neo-Humanistas que proliferam no país. Conclui-se que a borboleta inicia o seu voo, rumo a novos paradigmas sociais.
Abstract: The present work consists of an essay on Neohumanist Education, which seeks to transcend the materialist and mercantile aspects of contemporaneous society, as well as it values spirituality and a more human society. The essay has the overall objective of reflecting upon a new look on education, with the Neohumanist approach as basis. To this objective, it proposes to: criticize an education based on the rational-materialist paradigm; research the origins, principles and values of the Neohumanist Education; highlight the importance of spirituality on an Neohumanist Education; and to ponder on the ways of Neohumanist Education in Brazil. The bases of a new education are presented taking as starting points the work of the Indian philosopher Prabhat Ranjan Sarkar, the conceptual bases of Tantra Yoga and the ancient Gurukul System. At the end, discussion on the perspectives of an education founded on holistic values in Brazil are made, reviewing the recent First National Conference of Alternatives to a New Education and mapping Neohumanist educational initiatives that propagate through the country. The conclusion is that the butterfly has just taken off, towards new social paradigms.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
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