Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18597
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_CarolinaSalgadoLopes_tcc.pdf796,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Identificação das estratégias e dispositivos que os produtores orgânicos familiares no Distrito Federal utilizam para construir confiança junto aos consumidores
Autor(es): Lopes, Carolina Salgado
Orientador(es): Balestro, Moisés Villamil
Coorientador(es): Soares, João Paulo Guimarães
Assunto: Agricultura orgânica
Distrito Federal (DF) - agricultura
Consumidores
Comportamento do consumidor
Data de apresentação: Nov-2016
Data de publicação: 11-Dez-2017
Referência: LOPES, Carolina Salgado. Identificação das estratégias e dispositivos que os produtores orgânicos familiares no Distrito Federal utilizam para construir confiança junto aos consumidores. 2016. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Agronegócios) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo identificar as estratégias e dispositivos que os produtores orgânicos no Distrito Federal utilizaram para construir confiança junto aos consumidores. Para a formação dessa pesquisa tivemos como referência, conceitos sobre Agricultura Orgânica, Cadeias Curtas, ou seja, os tipos de cadeias analisadas nesse trabalho, conceitos sobre Construção Social de Mercados e Confiança, que foram os focos de estudo. O instrumento para a coleta de dados foi uma entrevista de profundidade, para poder aprofundar ao máximo nos conceitos, experiências e motivações dos entrevistados. As entrevistas foram conduzidas com dez produtores orgânicos em feiras do Distrito Federal. Os produtores são certificados por Auditoria, por Sistemas Participativos de Garantia, e por Organismos de controle Social, além de serem também produtores em processo de certificação. O roteiro da entrevista possui oito dimensões: perfil, produção orgânica, autonomia, aprendizado, novidades, relações institucionais, confiança e construção social de mercados. Com esse instrumental pudemos identificar que a percepção que o agricultor tem sobre agricultura orgânica foi de que a sua maior preocupação é com o bem-estar social, e o bem-estar do meio ambiente, para os produtores esses ainda são os principais motivos deles terem optado por se inserirem em um sistema orgânico. Foi identificado também que a relação produtor-consumidor vai além de uma simples relação comercial, é uma relação movida por elementos relacionais de identificação e afeto, onde a base é a confiança conquistada. E que a cooperação entre os produtores é um dos pilares que mantem esse mercado fluindo. Concluiu-se que a certificação é importante para gerar uma garantia, mas não é a principal ferramenta que o produtor orgânico possui para construir uma relação de confiança com o consumidor, porém, o que faz com que essa relação prospere é a interação entre o produtor e o consumidor.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2016.
Aparece na Coleção:Gestão de Agronegócios - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons