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dc.contributor.advisorBalestro, Moisés Villamil-
dc.contributor.authorLopes, Carolina Salgado-
dc.identifier.citationLOPES, Carolina Salgado. Identificação das estratégias e dispositivos que os produtores orgânicos familiares no Distrito Federal utilizam para construir confiança junto aos consumidores. 2016. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Agronegócios) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo identificar as estratégias e dispositivos que os produtores orgânicos no Distrito Federal utilizaram para construir confiança junto aos consumidores. Para a formação dessa pesquisa tivemos como referência, conceitos sobre Agricultura Orgânica, Cadeias Curtas, ou seja, os tipos de cadeias analisadas nesse trabalho, conceitos sobre Construção Social de Mercados e Confiança, que foram os focos de estudo. O instrumento para a coleta de dados foi uma entrevista de profundidade, para poder aprofundar ao máximo nos conceitos, experiências e motivações dos entrevistados. As entrevistas foram conduzidas com dez produtores orgânicos em feiras do Distrito Federal. Os produtores são certificados por Auditoria, por Sistemas Participativos de Garantia, e por Organismos de controle Social, além de serem também produtores em processo de certificação. O roteiro da entrevista possui oito dimensões: perfil, produção orgânica, autonomia, aprendizado, novidades, relações institucionais, confiança e construção social de mercados. Com esse instrumental pudemos identificar que a percepção que o agricultor tem sobre agricultura orgânica foi de que a sua maior preocupação é com o bem-estar social, e o bem-estar do meio ambiente, para os produtores esses ainda são os principais motivos deles terem optado por se inserirem em um sistema orgânico. Foi identificado também que a relação produtor-consumidor vai além de uma simples relação comercial, é uma relação movida por elementos relacionais de identificação e afeto, onde a base é a confiança conquistada. E que a cooperação entre os produtores é um dos pilares que mantem esse mercado fluindo. Concluiu-se que a certificação é importante para gerar uma garantia, mas não é a principal ferramenta que o produtor orgânico possui para construir uma relação de confiança com o consumidor, porém, o que faz com que essa relação prospere é a interação entre o produtor e o consumidor.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAgricultura orgânicapt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF) - agriculturapt_BR
dc.subject.keywordConsumidorespt_BR
dc.subject.keywordComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleIdentificação das estratégias e dispositivos que os produtores orgânicos familiares no Distrito Federal utilizam para construir confiança junto aos consumidorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-12-11T19:09:23Z-
dc.date.available2017-12-11T19:09:23Z-
dc.date.submitted2016-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18597-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoSoares, João Paulo Guimarães-
Aparece na Coleção:Gestão de Agronegócios - Campus Darcy Ribeiro



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