Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mella, José Luiz Villar | - |
dc.contributor.author | Souza, Daniele Resende | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Daniele Resende. Religião, laicidade e democracia na educação brasileira. 2017. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir de um levantamento bibliográfico, o presente trabalho faz uma contextualização histórica da educação brasileira, demonstrando que esta se estruturou a partir da religião Católica, a qual se manteve ligada ao Estado durante décadas. Posteriormente há uma descrição da legislação brasileira com o ensino religioso no Brasil e o que ocorreu após a República, quando o Brasil se tornou laico, bem como se define a laicidade, a democracia e qual deve ser a postura das escolas públicas ao tratar sobre questões relacionadas à religião, levando em conta a diversidade religiosa do país e o princípio de neutralidade do Estado, visando por uma educação de respeito e tolerância. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Laicidade (Religião) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Religião e Estado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino religioso escolar | pt_BR |
dc.title | Religião, laicidade e democracia na educação brasileira | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-12-11T13:12:54Z | - |
dc.date.available | 2017-12-11T13:12:54Z | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/18561 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | From a bibliographical survey, the present work makes a historical contextualization of Brazilian education, demonstrating that it was structured from the Catholic religion, which remained linked to the State for decades. Later there is a description of the Brazilian legislation with religious education in Brazil and what happened after the Republic, when Brazil became a layman, as well as laity, democracy and what should be the position of public schools in dealing with issues Related to religion, taking into account the religious diversity of the country and the principle of neutrality of the State, aiming for an education of respect and tolerance. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|