Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18561
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_DanieleResendeSouza.pdf525,92 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMella, José Luiz Villar-
dc.contributor.authorSouza, Daniele Resende-
dc.identifier.citationSOUZA, Daniele Resende. Religião, laicidade e democracia na educação brasileira. 2017. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA partir de um levantamento bibliográfico, o presente trabalho faz uma contextualização histórica da educação brasileira, demonstrando que esta se estruturou a partir da religião Católica, a qual se manteve ligada ao Estado durante décadas. Posteriormente há uma descrição da legislação brasileira com o ensino religioso no Brasil e o que ocorreu após a República, quando o Brasil se tornou laico, bem como se define a laicidade, a democracia e qual deve ser a postura das escolas públicas ao tratar sobre questões relacionadas à religião, levando em conta a diversidade religiosa do país e o princípio de neutralidade do Estado, visando por uma educação de respeito e tolerância.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordLaicidade (Religião)pt_BR
dc.subject.keywordReligião e Estadopt_BR
dc.subject.keywordEnsino religioso escolarpt_BR
dc.titleReligião, laicidade e democracia na educação brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-11T13:12:54Z-
dc.date.available2017-12-11T13:12:54Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18561-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1From a bibliographical survey, the present work makes a historical contextualization of Brazilian education, demonstrating that it was structured from the Catholic religion, which remained linked to the State for decades. Later there is a description of the Brazilian legislation with religious education in Brazil and what happened after the Republic, when Brazil became a layman, as well as laity, democracy and what should be the position of public schools in dealing with issues Related to religion, taking into account the religious diversity of the country and the principle of neutrality of the State, aiming for an education of respect and tolerance.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons