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Título: A importância da literatura na representação étnico-racial e na construção identitária das crianças negras na escola
Autor(es): Araújo, Daiana Carina Barbosa
Orientador(es): Silveira, Marly de Jesus
Assunto: Literatura infantil
Relações étnico-raciais
Negros - identidade racial
Educação de crianças
Data de apresentação: 3-Jul-2017
Data de publicação: 11-Dez-2017
Referência: ARAÚJO, Daiana Carina Barbosa. A importância da literatura na representação étnico-racial e na construção identitária das crianças negras na escola. 2017. 76 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender a importância da literatura no desenvolvimento da construção de identidade étnico-racial da criança negra, observando a prática atual de leitura de histórias, com foco étnico-racial, em uma escola pública do Distrito Federal. Apresenta-se um breve histórico sobre a literatura voltada para crianças, discutindo a contribuição da cultura negra na educação das crianças. Tem-se como base leituras que articulam o tema na educação, e os documentos oficiais que estabelecem a obrigatoriedade do ensino da História e Culturas Afro-Brasileira e Africana nas escolas públicas e privadas de Educação Básica. Busca-se destacar o papel da escola no combate ao racismo e na promoção da igualdade racial, em todas as etapas de ensino. A metodologia constou de análise de artigos de pesquisadores juntamente com a observação e entrevista com professoras na escola. Visando investigar sobre as contribuições da literatura infantil de temática afro-brasileira na construção de identidade das crianças negras. Para isso, tentou-se constatar se atividades pedagógicas propostas pelas professoras da Educação Infantil de uma escola pública do Distrito Federal, contribuem para um pensar interrogativo, reflexivo e investigativo das crianças, desconstruindo preconceitos. Defende-se que para desmontar mentalidades fundadas em preconceitos, estereótipos, discriminações e outras formas ideológicas de diferenciação desqualificadora, é preciso investir numa formação crítica e emancipadora. O esforço de reflexão crítica nesse trabalho, deixa entrever, conforme exposição no tópico v, que no cotidiano da escola o currículo declarado no Projeto Político Pedagógico não está consolidado nas práticas pedagógicas. Os textos literários são insuficientemente explorados, pois na escola não é realizado nenhum projeto de leitura com as crianças da educação infantil.
Abstract: This study has the objective to understand the importance of the literature on development of ethnic-racial construction in black child, observing the actual practice of story reading, with ethnic-racial focusing, in a public school of Distrito Federal. We present a brief history about the children literature, debating the contribution of black culture on children education. It's based on readings that articulate the theme in education, and the official documents that establish the obligatory teaching of History and Afro-Brazilian and African Cultures in public and private schools of Basic Education. The goal is to highlight the school role in combating racism and promoting racial equality, in all stages of teaching. The methodology consisted of analysis of articles by researchers together with observation and teacher interview in the school. Aiming to investigate the contributions of children literature on Afro-Brazilian themes on identity construction of black children. For this, we tried to verify if pedagogical activities proposed by kindergarten teachers contribute to a critical, reflective and investigative children thinking, deconstructing prejudgment. It is argued that to dismantle mentalities based on prejudgment, stereotypes, discrimination and other ideological forms of disqualifying differentiation, it's necessary to invest in a critical and emancipatory formation. The critical though effort in this study shows, as explained in topic V, that in the school routine, the curriculum declared in the Political Pedagogical Project isn't consolidated in pedagogical practices. The literary texts are insufficiently explored, because isn't realized any reading project with child education children in school.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
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