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dc.contributor.advisorRengifo Herrera, Francisco José-
dc.contributor.authorRodrigues, Ana Paula Gomes Melo-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Ana Paula Gomes Melo. Alimentação e uso convencional dos objetos na educação infantil: uma análise microgenética de ações e posicionamentos educacionais em duas creches do DF. 2017. 81 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo buscou caracterizar a forma como se dá o uso dos objetos durante o momento das refeições em duas creches do DF. A observação e análise focaram nas ações que emergiram em crianças de 12 a 24 meses e na intervenção pedagógica por parte dos educadores. O problema de pesquisa procurou identificar a forma como se desenvolve a relação triádica entre criança-objeto-educador nos momentos das refeições. O objetivo geral buscou-se analisar as ações, diálogos e posicionamentos que surgem durante os momentos de alimentação a respeito do uso convencional dos objetos no contexto educacional. Como metodologia, foi utilizada pesquisa derivando uma análise microgenética, com observação, e filmagens, fotos e registros escritos em duas creches do DF, sendo uma particular e outra pública, conveniada ao Governo do Distrito Federal, ambas de tempo integral. Da mesma forma, realizamos ainda, uma entrevista semiestruturada com as professoras das duas turmas observadas no primeiro semestre de 2017. Com base nas análises, percebemos que em ambas as creches o momento da alimentação é considerado mais como cumprimento das necessidades biológicas do que pedagógicas. Os resultados, de um modo geral, indicaram a forte influência do contexto geral no trabalho pedagógico.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCrianças - desenvolvimentopt_BR
dc.subject.keywordIntervenção pedagógicapt_BR
dc.subject.keywordAlimentação infantilpt_BR
dc.subject.keywordMerenda escolarpt_BR
dc.titleAlimentação e uso convencional dos objetos na educação infantil : uma análise microgenética de ações e posicionamentos educacionais em duas creches do DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-11T13:03:07Z-
dc.date.available2017-12-11T13:03:07Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18559-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18559-
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