Título: | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à educação profissional |
Autor(es): | Santos, Manoela Gonçalves dos |
Orientador(es): | Rêses, Erlando da Silva |
Assunto: | Educação para o trabalho Capacitação profissional Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ensino profissional |
Data de apresentação: | 2017 |
Data de publicação: | 11-Dez-2017 |
Referência: | SANTOS, Manoela Gonçalves dos. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à educação profissional. 2017. 59 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) veio ao longo do tempo recebendo diferentes modificações sendo garantida pela Constituição Federal de 1988 e a LDB, leis que garantem a Educação de Jovens e Adultos como um ensino gratuito e obrigatório para todos os cidadãos, teve a contribuição de educadores como Paulo Freire que fez com que a EJA fosse reconhecida como é hoje, conseguindo atender diferentes estudantes com seus respectivos perfis nas mais diferentes localidades espalhadas pelo país. A integração dessa modalidade escolar é uma realidade presente em determinadas instituições de ensino, permitindo ao aluno da educação profissional a formação técnica para atuar no mercado de trabalho. A presente pesquisa objetiva investigar como tem sido desenvolvida a integração da educação profissional na Escola Classe 16 em Nova Colina na cidade de Sobradinho-DF. Torna-se essencial destacar que este estudo apresenta inicialmente uma pesquisa documental relacionada a assuntos relevantes da educação profissional como o histórico da EJA, os alunos que á compõem e a importância que vai fazer essa capacitação na vida dos estudantes e para finalizar a pesquisa de cunho qualitativo, foi montado um grupo focal, tendo a participação de cinco estudantes que possuem contato com a EJA integrada à educação profissional na Escola Classe 16 de Nova Colina, na cidade de Sobradinho-DF. E também foi analisada a visão de dois gestores diante do imprescindível trabalho que a EJA tem desenvolvido nesta região. Com dados do grupo focal e entrevistas analisadas, concluiu-se que a escola classe 16 Nova Colina se mostra competente e preparada no desenvolvimento das práticas pedagógicas e na formação profissional dos alunos, tendo professores qualificados, preocupados em formar cidadãos críticos e reflexivos, tendo ambiente escolar propício pra aprendizagem, onde é oferecido tanto aulas teóricas como práticas. |
Abstract: | The Youth and Adult Education (EJA) has come over time receiving different modifications being guaranteed by the Federal Constitution of 1988 and the LDB, laws that guarantee Youth and Adult Education as a free and compulsory education for all citizens, had the Contribution of educators like Paulo Freire that made the EJA recognized as it is today, being able to attend different students with their respective profiles in the most different localities scattered throughout the country. The integration of this school modality is a present reality in certain educational institutions, allowing to the student of the professional education the technical formation to act in the labor market. The present research aims to investigate how the integration of professional education in the Class 16 School in Nova Colina in the city of Sobradinho-DF has been developed. It is essential to emphasize that this study initially presents a documentary research related to relevant subjects of professional education as the history of the EJA, the students who are part of it and the importance that will make this training in the life of the students and to finalize the research of character Qualitative, a focus group was set up, with the participation of five students who have contact with the EJA integrated to professional education in the School Class 16 of Nova Colina, in the city of Sobradinho-DF. And it was also analyzed the vision of two managers before the essential work that the EJA has developed in this region. With data from the focus group and interviews analyzed, it was concluded that the Nova Colina class 16 school is competent and prepared in the development of pedagogical practices and professional training of students, having qualified teachers, concerned with forming critical and reflexive citizens, having environment School, where both theoretical and practical classes are offered. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|