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dc.contributor.advisorSousa, Carlos Alberto Lopes de-
dc.contributor.authorCampos, Priscila Becil-
dc.identifier.citationCAMPOS, Priscila Becil. Estudantes de classes populares em cursos de alta seletividade na universidade de Brasília: exceção ou regra? 2017. 55 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO seguinte trabalho se baseou nos conceitos do sociólogo Pierre Bourdieu para analisar estes nas trajetórias de vida de alunos de classes populares em cursos de alta seletividade. O objetivo da pesquisa foi buscar compreender o diferencial desses alunos e como os conceitos interferiram em suas conquistas. Como metodologia, foi utilizada a reflexibilidade reflexa e realizadas entrevistas semiestruturadas com três alunos, oriundos de escolas públicas, dos dois cursos de maior nota de corte da UnB, Medicina e Direito. Conclui-se com essa pesquisa que a família é um diferencial para o sucesso desses alunos, como também a falta de necessidade de se trabalhar para se auto sustentar. As trajetórias escolares também estão amplamente relacionadas com os resultados desses alunos, que apesar de terem acesso aos cursos de alta seletividade, ainda sofrem preconceito, por serem considerados ―sem o capital necessário‖, demonstrando o quanto o ensino superior ainda reproduz a hierarquização da classe dominante.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPopulação de baixa rendapt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB) - estudantespt_BR
dc.subject.keywordCapital intelectualpt_BR
dc.titleEstudantes de classes populares em cursos de alta seletividade na universidade de Brasília : exceção ou regra?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-08T19:57:47Z-
dc.date.available2017-12-08T19:57:47Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18541-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract2El siguiente trabajo se basó en los conceptos del sociólogo Pierre Bourdieu para analizar estos en las trayectorias de vida de alumnos de clases populares en cursos de alta selectividad. El objetivo de la investigación fue buscar comprender el diferencial de esos alumnos y cómo los conceptos interfirieron en sus conquistas. Como metodología, se utilizó la reflexividad refleja y realizadas entrevistas semiestructuradas con tres alumnos, oriundos de escuelas públicas, de los dos cursos de mayor nota de corte de la UnB, Medicina y Derecho. Se concluye con esta investigación que la familia es un diferencial para el éxito de estos alumnos, así como la falta de necesidad de trabajar para sostenerse. Las trayectorias escolares también están ampliamente relacionadas con los resultados de esos alumnos, que a pesar de tener acceso a los cursos de alta selectividad, todavía sufren prejuicio, por ser considerados "sin el capital necesario", demostrando cuánto la enseñanza superior todavía reproduce la jerarquización de la clase dominante.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18541pt_BR
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