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2017_LaryssaBezerraLima.pdf1,38 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorDantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto-
dc.contributor.authorLima, Laryssa Bezerra-
dc.identifier.citationLIMA, Laryssa Bezerra. Identidade do pedagogo docente: uma análise dos memoriais formativos de egressos do curso de pedagogia da UnB. 2017. 51 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractCom o objetivo de compreender o sentido da identidade docente por meio dos motivadores relacionados ao processo a formação inicial, foram analisados os memoriais formativos que compõe a monografia de estudantes egressos do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília - UnB. De maneira aleatória, os Memoriais Formativos foram selecionados e extraídos do Repositório Virtual da Biblioteca Digital de Monografias – BDM da UnB, correspondentes aos últimos 10 (dez) anos de produção (2007 – 2016). A pesquisa, de natureza qualitativa, pautou-se em histórias de vida. Os memoriais foram analisados a partir dos seguintes aspectos: origem, formação docente, visão acerca do trabalho docente e perspectivas futuras dos autores pesquisados com base na perspectiva teórico-metodológica da análise do discurso. A fundamentação teórica é uma compilação de estudos acerca temática pesquisada com base em autores diversos. Os resultados demonstram, a partir dos discursos extraídos dos memoriais formativos, que a identidade docente é uma construção tecida a partir de um longo processo formativo do sujeito.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - identidadept_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.titleIdentidade do pedagogo docente : uma análise dos memoriais formativos de egressos do curso de pedagogia da UnBpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-08T19:51:36Z-
dc.date.available2017-12-08T19:51:36Z-
dc.date.submitted2017-05-30-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18540-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1In order to understand the meaning of the teaching identity through the motivators related to the initial formation process, the formative memorials that compose the monograph of students from the course of Pedagogy of the Universidade de Brasília - UnB were analyzed. In a random way, the Formative Memorials were selected and extracted from the Virtual Repository of the UnB Digital Library of Monographs, corresponding to the last 10 (ten) years of production (2007-2016). The research, of a qualitative nature, was based on life stories. The memorials were analyzed from the following aspects: origin, teacher training, vision about the teaching work and future perspectives of the researched authors based on the theoretical-methodological perspective of the discourse analysis. The theoretical basis is a compilation of studies about thematic researched based on diverse authors. The results demonstrate, from the discourses extracted from the formative memorials, that the teaching identity is a construction woven from a long formative process of the subject.pt_BR
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