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Título: Educação de Jovens e Adultos : a escola como espaço de inserção social e sua contribuição para o processo de socialização e consolidação da autonomia de alunos idosos
Outros títulos: Youth and Adult Education: a school as a place of social insertion and its contribution to the process of socialization and consolidation of the autonomy of elderly students
Autor(es): Almeida, Claudio Marcelo Raposo de
Orientador(es): Vieira, Maria Clarisse
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Idosos
Inclusão social
Autonomia - educação
Data de apresentação: 13-Jan-2017
Data de publicação: 8-Dez-2017
Referência: ALMEIDA, Claudio Marcelo Raposo de. Educação de Jovens e Adultos: a escola como espaço de inserção social e sua contribuição para o processo de socialização e consolidação da autonomia de alunos idosos. 2017. 122 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este Trabalho Final de Curso buscou investigar os significados de Educação e de Escola para alunos idosos da EJA, bem como, a contribuição da escola para o processo de socialização e de consolidação da autonomia desses sujeitos, com reflexos em seu cotidiano. Foi analisada a presença de alunos idosos na escola, caracterizando o aluno idoso da Educação de Jovens e Adultos, especialmente os alunos idosos da Escola Classe 03 do Paranoá, com ênfase na relação que esse grupo mantém com a educação e com a escola que, por sua vez, é descrita como um espaço de inserção social. A construção do referencial teórico se deu a partir da exposição do panorama do idoso no Brasil e na Educação, destacando o aumento da população idosa, o idoso no contexto educacional, suas lembranças de uma infância sem escola, sem estudo, o que os atrai para a escola, para a EJA, além de suas impressões quanto às contribuições da EJA para suas vidas. Em relação à metodologia utilizada e ao desenvolvimento do presente trabalho, inicialmente caracterizou-se o campo de pesquisa e, na sequência, classificada como uma pesquisa qualitativa e especialmente participante, com a aplicação de entrevistas não diretivas como instrumento para coleta de dados e a realização de um levantamento bibliográfico acerca do tema, somando-se a isso as experiências vivenciadas ao longo do ano de 2016, como membro participante do GENPEX/UnB (Grupo de Ensino-Pesquisa-Extensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos e Histórico-Culturais). Em conclusão, foi constatado que o atual quadro demográfico brasileiro aponta o aumento no número da parcela idosa da população, configurando uma nova realidade, o que gera a necessidade de repensar, reelaborar e reestruturar a sociedade a partir da observação e da percepção dessa nova configuração social, da vivência, da inserção e da interação com todos os sujeitos desse novo mundo, com destaque para os idosos, compreendendo novos conceitos e as atuais concepções de velhice, de velho, de idoso e do próprio processo de envelhecimento.
Abstract: This Final Course Work sought to investigate the meanings of Education and School for elderly students of Youth and Adult Education, as well as the contribution of the school to the process of socialization and the consolidation of the autonomy of these subjects, with reflexes in their daily lives. It was analyzed the presence of elderly students in the school, characterizing the elderly student of Youth and Adult Education, especially the elderly students of the Paranoá Class 03 School, with emphasis on the relation that this group maintains with education and with the school that, for in turn, is described as a space for social insertion. The construction of the theoretical referential was based on the panorama of the elderly in Brazil and Education, highlighting the increase of the elderly population, the elderly in the educational context, their memories of a childhood without school, without study, which attracts them to school, for Youth and Adult Education, as well as their impressions of the contributions of Youth and Adult Education to their lives. In relation to the methodology used and the development of the current work, the field of research was initially characterized and, subsequently, classified as a qualitative and special participant research, with the application of non-directive interviews as a tool for data collection and a bibliographical survey on the theme, adding to it the experiences lived throughout the year 2016, as a participant member of the Teaching-Research-Extension group in Popular Education And Philosophical and Historical-Cultural Studies (GENPEX / UnB). In conclusion, it was verified that the current Brazilian demographic picture shows the increase of the elderly population, which demonstrates a new reality, generates the need to rethink, re-elaborate and restructure society based on observation and perception of this new social configuration, experience, insertion and interaction with all the subjects of the new world, with emphasis on the elderly, understanding new concepts and the current conceptions of old age, old age and the aging process itself.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
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