Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18538
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RafaelaMairaOliveiraSilva.pdf845,8 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRodrigues, Fátima Lucília Vidal-
dc.contributor.authorSilva, Rafaela Maira Oliveira-
dc.identifier.citationSILVA, Rafaela Maira Oliveira. As crianças com autismo na escola: um olhar inclusivo. 2017. 73 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente ensaio tem como objetivo problematizar a inclusão, o autismo e as crianças com autismo na escola, tendo como questão norteadora: “Quais aspectos refletem na inclusão das crianças com autismo na escola?”. Foram considerados a importância do conceito de autismo que habita no imaginário cultural das pessoas, os dispositivos de aprendizagem utilizados pelos professores, os dispositivos legais que embasam os direitos das crianças com Transtorno do Espectro Autista e consequentemente os caminhos que estas podem seguir a partir da perspectiva legal. Esses conceitos exercem influência no cotidiano escolar das crianças, evidenciando a necessidade da vivência da inclusão na escola. A inclusão se configura como uma prática que vai além das fronteiras do discurso teórico e, com isso, a problemática da exclusão disfarçada de inclusão também é alvo das discussões deste ensaio. Dessa forma, considerados o direito à infância e a singularidade da crianças com autismo, este trabalho propõe uma educação que reconheça o sujeito com autismo, por meio de uma aprendizagem significativa que englobe respeito, amor, ludicidade, prazer, sabor, autonomia e união.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAutismopt_BR
dc.subject.keywordAutismo em criançaspt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordEscolas - função socialpt_BR
dc.subject.keywordInclusão socialpt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.titleAs crianças com autismo na escola : um olhar inclusivopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-08T19:40:04Z-
dc.date.available2017-12-08T19:40:04Z-
dc.date.submitted2017-06-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18538-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This essay aims to problematize inclusion, autism and the child with autism in school, considering the guiding question: “What aspects influence the inclusion of children with autism in school?”. It is considered the importance of the concept of autism that inhabits the cultural imaginary of people, the learning devices used by teachers, the legal devices that base the rights of children with Autism Spectrum Disorder and consequently the ways that can follow from a legal perspective. These concepts exert an influence on children's daily school life, evidencing the need to live inclusion in school. Inclusion is constituted as a practice that goes beyond the boundaries of theoretical discourse and, based on that, the disguised exclusion of inclusion is also the subject of the discussions in this essay. In this way, considering the right to childhood and the singularity of the child with autism, this work proposes an education that recognizes the subject with autism, through meaningful learning that encompasses respect, love, playfulness, pleasure, flavor, autonomy and unity.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons