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dc.contributor.advisorSouza, Amaralina Miranda de-
dc.contributor.authorAnísio, Camila Lima de Araújo-
dc.identifier.citationANÍSIO, Camila Lima de Araújo. A psicomotricidade e o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. 2017. 60 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Final de Curso buscou compreender o papel da psicomotricidade e como se dá a mediação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, a partir do estudo feito em uma turma de crianças do primeiro período da Educação Infantil de uma escola pública da Ceilândia no Distrito Federal. A metodologia de abordagem qualitativa utilizou-se da observação participante, entrevista semiestruturada, análise de documentos institucionais e dos registros no diário de bordo para compreender a realidade observada. A Educação Infantil é uma das etapas da Educação Básica que abrange desde a Creche, crianças de 0 a 3 anos, até a pré-escola para crianças de 4 e 5 anos, esta considerada obrigatória pelo sistema educativo nacional. A psicomotricidade é abordada nesta etapa, como um espaço importante para o desenvolvimento da aprendizagem da criança, enquanto sujeito, servindo como um espaço importante para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, e como ferramenta de apoio para todas as áreas de estudo, voltadas para a organização afetiva, motora,social e intelectual do estudante, onde, através de atividades lúdicas, as crianças,além de se divertirem, aprendem a se relacionar com o mundo em que vivem. Os resultados apontaram para a necessidade de se integrar de forma mais dinâmica e extensiva a psicomotricidade no trabalho lúdico-pedagógico desenvolvido pela escola para atender aos propósitos dessa etapa de ensino dada a sua relevância no percurso de desenvolvimento e aprendizagem dessas crianças.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPsicomotricidadept_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordMediação pedagógicapt_BR
dc.subject.keywordCapacidade motora nas criançaspt_BR
dc.titleA psicomotricidade e o processo de ensino e aprendizagem na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-06T13:13:26Z-
dc.date.available2017-12-06T13:13:26Z-
dc.date.submitted2017-09-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18484-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This Final Course Work sought to understand the role of psychomotricity and how pedagogical mediation occurs in the teaching and learning process in early childhood education, based on the study done in a group of children of the first period of early childhood education of a public school of the Ceilândia in the Federal District. The methodology of qualitative approach was used of participant observation, semi-structured interview and analysis of institutional documents and records in the field diary to understand the observed reality. Early Childhood Education is one of the stages of Basic Education, ranging from nursery school, children from 0 to 3 years old to pre-school for children from 4 and 5 years old, which is considered compulsory by the national education system. Psychomotricity is addressed at this stage as an important space for the development of child learning as a subject, serving as an important space for the development and learning of the child, and as a support tool for all areas of study, aimed at affective, motor, social and intellectual organization of the student, where, through play activities, children, in addition to having fun, learn to relate to the world in which they live. The results pointed to the need to integrate in a more dynamic and extensive way the psychomotricity in the playful and pedagogical work developed by the school to meet the purposes of this stage of teaching given its relevance in the development and learning pathway of these children.pt_BR
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