Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Buzar, Edeilce Aparecida Santos | - |
dc.contributor.author | Sousa, Rayssa Oliveira | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Rayssa Oliveira. A produção de letramento e identidade na educação infantil de estudantes surdos na escola bilíngue do Distrito Federal. 2016. 88 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa buscou investigar como os processos de letramento e identidade se constroem e são produzidos nas práticas pedagógicas na educação infantil de surdos, uma vez que a criança surda chega à escola sem língua e que a questão da identidade passa pela presença de um modelo ou um referencial. Assim, teve por objetivo construir um olhar sobre essa temática e os entrelaçamentos na prática pedagógica bilíngue para estudantes surdos nos quais letramentos e identidades convergem. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, , na qual foram feitas observações participativas e entrevista semi-estruturada com a professora da turma em que a pesquisa se desenvolveu. O aporte teórico que fundamenta esta pesquisa está relacionado aos estudos sobre identidades e letramento e a relação deles com a educação de surdos. O foco da análise dos dados foi observar a inter-relação do letramento e a construção da identidade por meio das atividades propostas em sala de aula e da relação entre professora e alunos, assim como entre alunos e alunos. Ao fim desta pesquisa foi possível perceber a importância de que a proposta pedagógica esteja alinhada aos propósitos do letramento, isto é, relacionando o conteúdo aprendido na escola com as experiências vivenciadas no cotidiano dos alunos fora dos muros da escola. Assim como, foi possível observar a necessidade de que a pluralidade linguística e cultural dos estudantes surdos e ouvintes sejam consideradas, de forma que não haja homogeneização dos sujeitos que são diferentes, mas que muitas vezes são tratados como se fossem iguais seguindo algum modelo identitário estabelecido. Percebe-se que as práticas de letramento e a construção das identidades são desenvolvidas reiteradamente na sala de aula observada. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência auditiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos - educação | pt_BR |
dc.title | A produção de letramento e identidade na educação infantil de estudantes surdos na escola bilíngue do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-12-06T12:56:56Z | - |
dc.date.available | 2017-12-06T12:56:56Z | - |
dc.date.submitted | 2016-12-12 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/18482 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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