Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18478
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AnaBeatrizBritoAlves.pdf574,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As rodas de conversa na educação infantil e o impacto na construção do conhecimento
Autor(es): Alves, Ana Beatriz Brito
Orientador(es): Mendes, Solange Alves de Oliveira
Assunto: Práticas pedagógicas
Crianças - desenvolvimento
Educação de crianças
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 6-Dez-2017
Referência: ALVES, Ana Beatriz Brito. As rodas de conversa na educação infantil e o impacto na construção do conhecimento. 2016. 75 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esse estudo buscou compreender o impacto da roda de conversa na/para a construção do conhecimento pelo aprendiz da educação infantil. Como base teórica para a pesquisa, foram utilizados: Oliveira (2002), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010), o Currículo em Movimento da Educação Infantil (SEE-DF, 2014) para a contextualização da educação infantil; Bragagnolo e Dickel (2016) para tratar do uso da linguagem na educação infantil; González (2006) e Tacca (2006) para abordar aspectos da aprendizagem e das estratégias pedagógicas; o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1998) e Angelo (2013) para compreensão da roda de conversa no contexto educacional infantil. A pesquisa de tipo etnográfico, teve como técnica a observação participante que ocorreu numa turma de segundo período numa instituição de educação infantil da rede pública de ensino do Distrito Federal, com alunos entre cinco e seis anos de idade. A abordagem metodológica para o tratamento dos dados foi fundamentada na Análise de Conteúdo Temática (FRANCO, 2005). Por meio da análise dos dados, foi possível notar que a roda de conversa é uma estratégia pedagógica que permite ao docente desenvolver diversas atividades que possibilitam a construção do conhecimento por parte do aprendiz em várias áreas do conhecimento. Também mostrou ser um espaço propício para o de desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento, para o uso variado de recursos didáticos e para o desenvolvimento de atividades rotineiras, de aprendizagens coletivas, de resolução de conflitos. A roda de conversa permite que o professor compreenda o processo de construção do conhecimento do aluno e interfira, em alguns momentos, auxiliando-o na reelaboração de sua aprendizagem. Dessa forma, foi possível compreender que as estratégias didáticas que favoreçam o posicionamento do aluno como sujeito de sua aprendizagem, que o compartilhamento de ideias e a construção coletiva do conhecimento qualificam o processo de ensino-aprendizagem no contexto de uma sala de aula.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons